O Teatro Arthur Azevedo foi inaugurado em 18 de agosto de 1956, pelo embaixador Francisco Negrão de Lima, então prefeito do Distrito Federal, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek.
O nome do teatro é uma justa homenagem ao maranhense Arthur Azevedo (1855-1908), que, dando continuidade à obra de Martins Pena, consolidou o gênero da comédia de costumes brasileira do final da monarquia e início da república. O jornalista e escritor foi também um dos responsáveis pela construção do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, inaugurado logo após sua morte em 22 de outubro de 1908.
Localizado em Campo Grande, zona oeste do Rio, conhecido antigamente como o único teatro da zona rural do estado, o Teatro Arthur Azevedo já passou por algumas obras. O palco italiano foi reformado este ano, em 2009, para melhorar as condições de infra-estrutura para produções dos espetáculos.
Passaram pela direção do Teatro Arthur Azevedo professores, cantores de ópera, funcionários públicos, atores e dramaturgos, entre eles Odir Ramos, Celso Cordeiro, Ney Ayala, Claudio Freire e Ronaldo Silva, João das Neves, Rogério Fróes e Camila Amado. Em junho de 2008, quem assumiu a direção do Teatro foi o ator Moises Bittencourt.
Há rampas de acesso à plateia e banheiro adaptado para portadores de necessidades especiais