O pedido do jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil, de autorização emergencial ao consuladodo dos Estados Unidos para que seus filhos visitem sua mãe(avó das crianças), que está com câncer em fase terminal, nos Estados Unidos, até o momento não foi atendido, segundo informa a jornalista Mônica Bergamo em sua coluna do site Folha de S. Paulo.
O jornalista teria apresentado, através do seu esposo David Miranda(também deputado pelo PSOL-RJ), ao consulado americano no Rio de Janeiro um relatório atestando o estado de saúde de sua mãe há 1 semana, ou seja, na última segunda-feira, 22 de Julho. Contudo, na hora de receber o visto, David teria sido informado de que ainda existiam informações adicionais para que o visto fosse aprovado, e que ainda não haviam datas disponíveis para que essas informações fossem entregues.
O esposo de Glenn contestou. Segundo ele, “provavelmente houve uma ordem de cima para que isso ocorresse. É uma crueldade com as crianças e com a mãe do Glenn”.