A vitória por 3 a 2 no clássico contra o Palmeiras deu ao Corinthians 87% de chances de ser campeão brasileiro, segundo as projeções do Soccer Power Index (SPI), índice da ESPN (entenda como funciona abaixo). Novo vice-líder, o Santos é agora o time que mais ameaça o rival, mas com apenas 6%.
Resultados e palpites do Bing para a rodada do Brasileirão
Brasileirão no MSN:
Tabela | Resultados | Classificação | Notícias
O triunfo deste domingo fez com que a equipe de Fábio Carille ampliasse suas chances em mais de dez pontos percentuais, já que, após a 31ª rodada, sua marca era de 74%. O Palmeiras, por sua vez, apresentava 16% até a derrota, em marca que caiu para apenas 4% depois do Dérbi na Arena.
Além do Santos, o Grêmio também ainda mantém chances de título, segundo o SPI, mas com a menor probabilidade entre os quatro primeiros colocados: 3%. Vale lembrar que, apesar de ter assumido a terceira posição após vencer o Flamengo, a equipe segue dividida com a final da Copa Libertadores.
Nas última seis rodadas do Brasileiro, o Corinthians ainda enfrentará Atlético-PR (fora, nesta quarta-feira), Avaí (casa), Fluminense (casa), Flamengo (fora), Atlético-MG (casa) e Sport (fora).
- Rebaixamento
Já entre as equipes que brigam na parte de baixo da tabela de classificação, o Atlético-GO superou os 99% de chances de ser rebaixado com a derrota por 1 a 0 para o São Paulo, que por sua vez já registra risco de queda inferior a 1%.
O Fluminense, que venceu o clássico contra o Botafogo, também diminuiu consideravelmente a probabilidade de rebaixamento, para apenas 2%, mesma marca do Bahia, após fazer 2 a 0 na Ponte Preta – os paulistas, por sua vez, têm 75% de chances de cair.
- Entendendo o Soccer Power Index
O Soccer Power Index (SPI) é um índice criado pela ESPN em 2009, com a proposta de analisar o futebol unindo perspectivas objetivas e subjetivas. Atualmente, a ferramenta tem ranking de 24 ligas nacionais de futebol, incluindo a Série A do Brasileiro, e ainda acompanhará a Champions League e a Liga Europa.
A metodologia dos números usa quatro fatores básicos a cada partida – que envolvem os gols marcados e finalizações – para avaliar as performances dos times, criando medições ofensivas e defensivas. Esses índices, então, permitem o cálculo das probabilidades de vitória, empate ou derrota em cada jogo.
Com essas projeções, a ferramenta simula as possibilidades para os duelos futuros e, seguidamente, a temporada milhares de vezes para determinar as chances de cada time ser campeão – ou rebaixado.
FONTE: MSN
APOIO: #GCSM #AgênciaDigital #MarketingDigital