*Coronavírus: em 24 horas estado do Rio de Janeiro registra 239 mortes e quase 2,4 mil novos casos*
O Rio de Janeiro já soma 7.967 óbitos decorrentes da Covid-19 e são 83.343 casos, mas há mais de mil mortes sendo investigadas.
Nesta última terça-feira (16), a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro divulgou o boletim informando que o estado registrou só nas últimas 24 horas, 239 mortes decorrentes do novo coronavírus e que foram 2.397 casos confirmados da doença.
A capital é onde está o maior número de óbitos, com 5.239, seguido por Duque de Caxias que já registrou 351 mortes pela Covid-19 e os casos continuam aumentando dia após dia.
Especialistas se mostram preocupados de forma especial com o Rio de Janeiro porque o estado está com a menor taxa de isolamento social desde o começo desta pandemia, enquanto os casos registrados continuam aumentando.
No Dia dos Namorados muitas pessoas foram às compras e o isolamento despencou para 38%. No fim de semana também está sendo registrado um baixo índice de isolamento, mostrando que as pessoas estão se arriscando cada vez mais nas ruas, shoppings, entre outros locais.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro divulgou um gráfico baseado na movimentação de celulares no estado, onde é possível ver que é cada vez menor o número de pessoas em casa. Até no domingo, que foi um dia chuvoso, o isolamento não passou de 51%
Muitos bares e restaurantes pelo Rio receberam os clientes e em alguns houve aglomerações.
No Leblon era possível ver caixas de cerveja empilhadas nas janelas de alguns estabelecimentos, tentando esconder o grande número de clientes no local. Outra preocupação é que a maioria dos clientes não está usando máscara.
*Estabelecimentos não estão cumprindo as regras o Rio*
No Recreio, um restaurante abriu as portas e rapidamente todas as mesas foram ocupadas, os clientes ficaram próximos e sem máscara, aumentando o risco de contágio. Até festa rave já foi registrada e contando com um grande número de pessoas.
A prefeitura do Rio informou que bares e restaurantes só poderão abrir no início de julho, mas muitos estabelecimentos não estão respeitando e como hão há fiscalização, continuam com as portas abertas, recebendo grande número de clientes.



