Cristiano Ronaldo recebe suspensão de 30 dias em Portugal

Cristiano Ronaldo recebeu suspensão de 30 dias e multa de 255 euros do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), após deixar a concentração da seleção em setembro. Como a próxima Data Fifa será em novembro, a punição não o impede de disputar os jogos previstos para o período, caso o técnico Jorge Jesus o convoque.

Cristiano Ronaldo pode voltar à seleção em novembro

A entidade considerou procedente a acusação de abandono da concentração antes da partida contra a Dinamarca, pela Liga das Nações. Além da suspensão, o jogador terá de pagar 255 euros, valor equivalente a cerca de R$ 1.444.

O gancho não afasta o atacante de nenhuma partida da seleção. Assim, sua presença nos compromissos de novembro depende da decisão de Jorge Jesus, enquanto companheiros tentam convencê-lo a convocar o camisa 7.

Desentendimento começou após jogo contra a Noruega

A saída de Cristiano Ronaldo ocorreu em Copenhague, na Dinamarca. Além disso, o jogador afirmou que Jorge Jesus não cumpriu um acordo relacionado à sequência de quatro partidas durante a Data Fifa de setembro.

A tensão começou na partida contra a Noruega, a segunda da Liga das Nações. Cristiano Ronaldo permaneceu aquecendo desde o intervalo, mas não entrou em campo. Ele esperava atuar por pelo menos 30 minutos, conforme uma promessa que atribuía ao treinador.

O pedido de desculpas de Jorge Jesus que o atacante esperava não aconteceu. Em seguida, ao saber que também não começaria como titular contra a Dinamarca, Cristiano Ronaldo deixou a concentração. Em uma carta, pediu desculpas aos companheiros e criticou o comandante.

Jogadores pedem retorno de Cristiano Ronaldo

Depois do episódio, a irmã do jogador declarou que ele não voltaria a defender Portugal enquanto Jorge Jesus estivesse no cargo. Vitinha e outros atletas, por sua vez, pediram o retorno do atacante e tentam persuadir o treinador a incluí-lo na convocação.

Portugal tem dois compromissos previstos para novembro: recebe a Dinamarca no dia 14 e visita o País de Gales no dia 17. Cristiano Ronaldo reconheceu o erro, e a suspensão não interfere nessas partidas; por isso, sua participação dependerá da escolha de Jorge Jesus.