O prefeito Marcelo Crivella disse que o plano de retomada de aulas na rede pública de ensino será apresentado ainda esta semana, mas a reabertura das escolas segue sem data definida. A informação foi passada à imprensa durante entrevista coletiva em que a equipe de Vigilância Sanitária do município confirmou a volta às aulas para alunos de 4º, 5º, 8º e 9º anos de escolas particulares.
Na ocasião, Crivella citou critérios como quantidade de alunos e meios de transporte para justificar a decisão de priorizar a volta às aulas em instituições privadas. Segundo o prefeito, a rede pública é maior e o retorno dos alunos às escolas causaria impacto no transporte público. A prefeitura, então, decidiu “testar” a retomada das atividades acadêmicas na rede particular.
— A rede privada, além das famílias terem mais meios, precisamos levar em consideração que são 650 mil crianças. Na rede privada geralmente são os pais que levam as crianças em transporte próprio. Na rede publica, é o transporte de massa, exceto nas áreas cobertas pelos ônibus da liberdade. O número de alunos na rede particular é muito menor. E estamos começando voluntariamente para termos uma amostra. Começar tudo de uma vez não era possível.
Crivella aproveitou a oportunidade para anunciar que negocia parceria com uma emissora de TV aberta para a transmissão de aulas por uma espécie de telecurso, mas também não deu mais detahes sobre o projeto.