O currículo criativo nos meios de design, publicidade, propaganda e comunicação não são uma novidade e podem demonstrar o quão criativo você é como profissional, mas existem cuidados que devem ser tomados.
Fábio Lopes, conhecido como Fábio professor, docente de publicidade e funcionário da Agência Eixo de publicidade, afirma que o currículo serve mais como um roteiro para o entrevistador, sendo o portfólio mais importante. Ele explica, ainda, que a apresentação das funções anteriores não pode ser sóbria e simples se seu currículo é bem humorado e “diferentão”.
Ainda segundo o professor, as peças devem seguir os conceitos e não copiar de nenhum lugar, mas pode-se pesquisar inspirações. Existem plataformas onde pessoas compartilham exemplos e ideias, como o Pinterest, Behance e Canva.
Anúncios criativos também podem ser usados pelas empresas, abrindo uma porta para que muitas pessoas mandem currículos temáticos e bem humorados. E assim acabam passando pelos avaliadores currículos engraçados.
Como dicas para um bom currículo, vale a pena pesquisar inspirações em blogs especializados e nas plataformas, ter o máximo de experiencias listadas possíveis, pois você não sabe o que exatamente o avaliador está procurando.
Também é importante pesquisar o perfil da empresa, pois chefes conservadoras podem não aceitar muito bem algumas práticas.
Confira alguns exemplos de currículos encontrados no Pinterest:
Lista de Links: Currículo Lego, Simple & Clean, Barba vermelha, Bolhas de habilidade, Dois idiomas, faça pose, clean e geométrico.