A Subsecretaria Municipal de Defesa Civil realiza, na manhã desta quarta-feira ( 20/12), no Centro de Operações Rio (COR), mais uma simulação de resposta às chuvas. Desta vez, trata-se de um simulado de mesa com o objetivo de mobilizar lideranças comunitárias, pontos de apoio e associações de moradores das regiões que integram o sistema de alarme por sirenes. O exercício – que acionará 165 sirenes em 102 comunidades com alto risco de deslizamento – faz parte de uma série de atividades de preparação para o período de chuvas de verão na cidade.
Para o verão 2017/2018, o COR e a Defesa Civil, ambos vinculados à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), reuniram diversos órgãos municipais em reuniões de alinhamento para prontas respostas operacionais em casos de eventos de chuva forte e/ou prolongada. Como resultado, foram definidos detalhes de ações conjuntas e mapeados os principais riscos de impactos em eventos chuvosos.
Entre as ações preventivas já realizadas pela Defesa Civil estão ações de orientação à população, como simulados de evacuação em escolas e comunidades. Um desses treinos aconteceu no domingo, 26 de novembro, na comunidade Sítio do Pai João, no Itanhangá. O exercício contou com toque de sirenes e envio de SMS para lideranças e Agentes Comunitários de Saúde treinados pelo órgão, alertando para a situação de emergência.
Em novembro, também foram realizados 10 simulados para alunos da rede municipal, formando cerca de 400 alunos em matérias de Redução de Risco de Desastres, incluindo a abordagem sobre os impactos das chuvas em áreas de alto risco geológico.
Comunicação para a população
A população pode acompanhar as condições do tempo diretamente pelas redes do COR (www.twitter.com/operacoesrio ou www.facebook.com/operacoesrio). É direto do Centro de Operações que a equipe de meteorologistas do Alerta Rio monitora continuamente a previsão de chuva e indica a necessidade de mudança de estágio operacional da cidade (Normalidade, Atenção e Crise). A partir desses informes, o órgão emite comunicados para mobilização e acionamento das equipes operacionais e cidadãos, para que saibam dos riscos e impactos das chuvas em tempo real, seja por meio da imprensa ou pelas redes sociais.
FONTE: SITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO