A declaração foi dada nesta terça durante a inauguração de uma Clínica da Família
O prefeito Marcelo Crivella afirmou que não terá caixa para pagar os servidores a partir de setembro caso uma dívida de contraída durante a gestão do ex-prefeito Eduardo Paes com o BNDES e a Caixa Econômica para a Olimpíada não seja renegociada. A declaração foi dada nesta terça-feira (25) durante a inauguração de uma Clínica da Família, em Realengo, na Zona Oeste da cidade.
Segundo levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido de Crivella, a prefeitura precisa pagar um reajuste previsto em contrato no valor de 115 milhões de reais neste ano e pouco mais de 50 milhões de reais em 2018. Ainda segundo os dados, só o reajuste deste ano representa 57% do orçamento atualmente disponível da Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação.
Para aumentar a arrecadação, Crivella pretende levar a Câmara dos Vereadores uma proposta reduzindo as isenções de IPTU no município. O déficit também impacta o fundo de previdência dos servidores. A previsão para este ano é que o pagamento das 66 mil aposentadorias e 13 mil pensões representem mais de 4 bilhões de reais. A receita do fundo é de 2 bilhões de reais.