Cerca de 30 gatos já foram encontrados mortos desde o início deste mês em uma praça do bairro de Vila Valqueire, na Zona Oeste do Rio. Pelas redes sociais, moradores e protetores dizem que os animais foram envenenados. O caso foi denunciado na terça-feira (27/08) à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e a investigação está em andamento. Segundo a DPMA, diligências estão sendo realizadas e testemunhas sendo ouvidas.
A praça onde os gatos vivem, fica localizada dentro de um condomínio em Vila Valqueire. No local, os animais são cuidados e alimentados por moradores dos prédios. Eles estimam que o número de bichinhos envenenados possa chegar a 100.
“As senhoras que têm ali no condomínio cuidam dos gatos. Eles são alimentados ali e, inclusive, oitenta por cento dos gatos são castrados. Os bichinhos não causam problema para ninguém”, disse a TV Globo, o morador Cláudio Avelar, que destacou o descaso com da prefeitura com a situação.
“No dia 22, quando as senhoras foram lá na Subem [Secretaria de Bem Estar Animal], Secretaria de Bem Estar Animal, disseram para essas senhoras que assim que eles tivessem tempo e viessem por essa área, eles iam aparecer por lá para as pessoas verem os coletes da prefeitura”, diz Cláudio, destacando que os moradores continuam aguardando a visita da prefeitura.
A prefeitura informou a TV Globo, que irá ao local na próxima segunda-feira (03/08).
O DIÁRIO DO RIO entrou em contato com a Subem para que a pasta pudesse comentar o caso, mas até a publicação desta matéria, não obteve retorno.



