Dezenas de mortes suspeitas de coronavírus estão sendo investigadas no Rio de Janeiro
O número de infectados no Rio continua aumentando e os hospitais estão lotados.
Edmar Santos, secretário estadual de Saúde, informou nesta sexta-feira (27), que no Rio de Janeiro estão sendo investigadas pelo menos 25 mortes que são suspeitas de coronavírus, mas o número pode ser bem maior.
Segundo o secretário, há mais de 40 pacientes com a covid-19 em internação, sendo que 20 estão no CTI. Edmar informou que será feito um investimento em testagem para profissionais de saúde e assim será possível definir os casos suspeitos e também os pacientes que apresentam os sintomas.
“Se Deus quiser, a partir do dia 17 teremos essa nova fase de testagem”, informou o secretário de saúde, que acredita que nos próximos 30 dias pelo menos mais 1.400 leitos estarão disponíveis em todo estado, contando com respiradores e também monitores.
Essa demora de 30 dias é porque demanda mais tempo para montar as camas, aparelhos e tudo mais. A empresa que está responsável por todo esse serviço já confirmou que irá contratar mais funcionários para acelerar o processo.
O Samu também ganhará um reforço no que diz respeito ao transporte de pacientes infectados com o novo coronavírus, sendo que o serviço será levado a vários locais que atualmente estão mais abandonados.
O secretário se mostrou otimista em relação à forma como a população vem se comportando, mas apreensivo em relação ao que anda acontecendo na política. Wilson Witzel, governador do Rio, chegou a dizer que sem ajuda financeira da União seria difícil continuar mantendo a população isolada, mas depois afirmou que seguirá todas as normas determinadas pela Organização Mundial de Saúde.
“A OMS se posiciona no sentido de agravamento da situação e não voltou atrás. A única possibilidade (para conter o avanço) é o isolamento social. De cada cem pessoas que entram no CTI, metade morre”, destacou Edmar, lembrando que se for possível manter o isolamento social, então o impacto na área da saúde será menor e com isso é possível reduzir até o número de óbitos.



