.
👶🏻✍🏻É comum que recém-nascidos usem luvas para não se arranhar ou esfriar as mãos, mas aqui explico por que isso não deve ser feito.
Quando os bebês estão no útero, eles usam as mãos para se acalmar, portanto, ao nascer e em um mundo desconhecido, eles querem usá-las como no útero, para se auto-regularem. As luvas os privam disso e, portanto, causam frustração e mais choro.
O toque é o primeiro sentido que se desenvolve no feto durante a gravidez, desde a semana 12 os bebês brincam com as mãos e são capazes de fechá-las e levá-las à boca. No nascimento, suas mãos têm milhões de receptores, o que lhe permitirá conhecer o mundo, seu corpo e o corpo de sua mãe.
Um bebê precisa tocar o seio de sua mãe durante a mamada, isso aumenta os níveis de ocitocina, o que ajudará o leite a sair.
As unhas não são um motivo para cobrir as mãos, pois devem ser lixadas desde o primeiro momento, pois muitos bebês geralmente nascem com unhas compridas. Além disso, você deve ter uma rotina para fazer isso periodicamente, isso será suficiente para evitar que o bebê se coce.
Faz parte da experiência do toque, de conhecer seu próprio corpo e movimentos. É normal que as mãos e os pés sejam mais frios do que o resto do corpo.
Compartilhe esse conselho para futuras mamães, para que todos saibamos a importância de deixar as mãos pequenas do bebê ao ar livre.
Dr. Alma Garcia Lopez
Neonatologia e Pediatria
Especialista em recém-nascidos e prematuros.