Dois assessores de deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) foram flagrados trocando figurinhas do álbum da Copa do Mundo de 2018 durante uma votação no plenário, na tarde de quarta-feira. Enquanto a deputada Martha Rocha (PDT) discursava e declarava seu voto sobre um projeto de decreto legislativo que discute se policiais civis podem dar aulas enquanto estão na Polícia Civil, os dois homens estavam entretidos com o álbum nos fundos do auditório.
As imagens foram publicadas no Twitter pelo internauta Marcelo Falcão. O post foi feito às 17h49, com quatro fotos e o texto: “Votação importante na Alerj hoje e os deputados ao invés de estarem trabalhando e fazendo jus ao salário superior a R$ 25 mil, estão trocando e colando figurinha da Copa do Mundo em meio à votação. Se eu falasse, ninguém acreditaria”.
Quatro horas depois, a Alerj respondeu ao tuíte informando que se tratavam de assessores de deputados e que o fato “não justificável” aconteceu durante um intervalo da sessão na Alerj, e não durante uma votação, como dizia a mensagem de Falcão.
Na manhã desta quinta-feira, porém, a assessoria de imprensa da assembleia enviou um comunicado ao GLOBO reconhecendo que a troca de figurinhas ocorreu mesmo durante a sessão. “O comportamento não é justificável”, repetiu o comunicado.
Ainda segundo a nota, “os gabinetes dos deputados Carlos Osório (PSDB) e Tio Carlos (SDD), aos quais os assessores pertencem, já foram informados, e cabe aos parlamentares decidir as medidas a serem tomadas”.
Em um vídeo que mostra os mesmos dois assessores no fundo do plenário trocando figurinhas, no entanto, é possível ouvir parte do discurso feito por Martha Rocha durante a votação de quarta-feira.
stest