No primeiro sábado (17) após o início da fase 4 da reabertura da cidade do Rio, em meio à pandemia de coronavírus, cariocas e turistas voltam a poder estacionar seus veículos ao longo da orla do município. A proibição estava em vigor desde março.
A principal mudança dessa nova fase de flexibilização é a permissão da prática de esportes coletivos em praias e lagoas. Contudo, é bom lembrar que os jogos, como vôlei e futevôlei, só estão liberados nos dias de semana, de segunda a sexta.
Nos finais de semana, todos os esportes coletivos em praias e lagoas seguem proibidos para evitar aglomerações.
A prática de altinha, por ser considerada lazer, segue proibida.
Pontos turísticos
A partir da fase 4, pontos turísticos estão autorizados a reabrir com um terço da capacidade. Entretanto, Pão de Açúcar, Corcovado, Aquario e RioStar já anunciaram que só vão abrir na primeira quinzena de agosto.
O que está previsto na Fase 4
- Esportes coletivos: (de segunda a sexta) em quadras nas praias e lagoas
- Pontos turísticos: com 1/3 da capacidade e distanciamento de 4 m² por pessoa (procure antecipadamente o local para saber se foi reaberto)
- Lojas de shopping e estacionamentos: a capacidade pula de 1/3 para 2/3
- Piscinas de clubes: reabertas somente para natação (seguem proibidas para lazer)
- Comércio de rua: – capacidade passa a ser de 2/3 e o funcionamento aos sábados está liberado a partir das 9h
- Reabertura de estacionamentos na orla
- Reabertura de feiras de artesanato – somente para venda de produtos desse segmento, mas proibida a comercialização de alimentos e bebidas
- Academias: o distanciamento que era de 6 m² por pessoa passa a ser de 4 m²
- Educação: universidades abertas somente para atividades práticas da área de saúde (medicina, fisioterapia, enfermagem)
Escolas
Havia previsão de que as pré-escolas e turmas de 1º e 2º ano reabrissem na fase 4, mas a Prefeitura recuou. As instituições de ensino seguem fechadas. O prefeito Marcelo Crivella disse que ouviu a opinião pública.
“60% das pessoas que ouvimos acham prematuro abrir as escolas”, afirmou na véspera”
Bloqueios em áreas boêmias
Contra as aglomerações registradas em points boêmios da cidade, a prefeitura vai instalar micro-polos de bloqueios. Eles funcionarão na Olegário Maciel (Barra da Tijuca), Dias Ferreira (Leblon), Praça Vanhargen (Tijuca) e Nelson Mandela (Botafogo).
O objetivo, segundo Flávio Graça, superintendente Inovação, Pesquisa e Educação de Vigilância Sanitária, é aumentar a vigilância nas ruas e impedir aglomerações.
“A gente sabe que nesses polos a população está tendo um comportamento de aglomeração maior, e a gente precisa de uma fiscalização mais incisiva para não atrapalhar a atividade de bares e restaurantes”.