O escritor e músico Peter LaRubia, morador de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, acaba de lançar seu quarto romance, “Dos quatro nenhum sentou à cabeceira” (Editora Patuá, 2025, 148 páginas), obra que promete marcar o cenário literário nacional ao abordar o peso do silêncio e os traumas mal resolvidos no seio familiar. O livro será lançado oficialmente durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2025, onde o autor participa de duas sessões de autógrafos.
O novo romance rompe com estruturas convencionais, entregando uma narrativa densa, simbólica e carregada de tensão psicológica. LaRubia parte de uma situação real presenciada há mais de duas décadas: uma conversa ouvida por acaso em um shopping, sobre um homem que, durante um jantar com a ex-esposa e as filhas, tirou a própria vida diante delas.
“Que espécie de desespero desencadeia um ato desses? Alimentado por quais culpas?”, questiona Peter, que levou anos amadurecendo a trama. “Não queria fazer uma narrativa movida pela curiosidade mórbida, mas sim um mergulho simbólico, como um fósforo aceso numa casa onde a luz acabou”, define o autor.
Com influências que vão de Raduan Nassar e Cormac McCarthy a Lourenço Mutarelli, o escritor também se inspirou nas tragédias gregas de Sófocles e Eurípides para dar profundidade emocional à sua obra. Em “Dos quatro nenhum sentou à cabeceira”, ele propõe um olhar poético e desconcertante sobre a impossibilidade de reconciliação, sobre o peso do que não foi dito e do que nunca será resolvido.
Peter LaRubia participa da Flip 2025 com duas sessões de autógrafos: no dia 1 de agosto, às 15h, no estande da com.tato, localizado na Casa Escreva, Garota (Travessa Gravatá 56c/d); e no dia 2 de agosto, às 17h, na Casa Gueto (Rua Benedito Telmo Coupê, 277).
Nascido e criado em Campo Grande, Peter é formado em Psicologia pela UFRJ e em Letras pela FEUC. Além de escritor, também é músico e já publicou três romances elogiados: “Terra do nunca” (2013), “Fúria” (2018) e “10 reais & 1 maço de cigarros” (2023).
📖 Leia a matéria completa em nosso site: https://tinyurl.com/cx4yyw4
🔗 Siga para mais atualizações culturais e literárias da Zona Oeste do Rio!