A Secretaria Municipal de Cultura preparou diversas atrações para celebrar o Mês da Consciência Negra. E, neste sábado (11), os cariocas podem aproveitar três eventos gratuitos, que vão trazer muita música, moda e gastronomia afro para a cidade.
No Centro Cultural Municipal Professora Dyla de Sá, na Praça Seca, a roda de samba “Diamantes do Samba” vai homenagear compositores e sambistas negros a partir das 15h.
A Arena Carioca Fernando Torres, no Parque de Madureira, recebe, das 14h às 21h, a primeira edição do evento Moda Black Rio, que trará para os cariocas uma série de atividades: moda, artesanato, gastronomia, workshop de turbante, espaço kids com contação de histórias da literatura negra, apresentação do grupo de dança Funk do Passinho e Djs. Haverá também um desfile de moda afro.
Para completar a programação, o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas recebe, a partir das 17h, um show em comemoração aos 40 anos do lançamento do disco “Candomblé”, de 1977, do músico e compositor mineiro Djalma Correa. Além da apresentação musical, que se dará no formato de aula-show, o evento contará com uma oficina sonora de percussão criativa e ritmos africanos com os músicos Rodrigo Maré e Thomas Harres, sob a supervisão do próprio Djalma. A oficina será limitada a 12 participantes, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] – não é necessário ser músico para participar da oficina.
CANDOMBLÉ 40 ANOS
Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas / R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa.
Horário: 17h.
Grátis.
PROJETO DIAMANTES DO SAMBA – EDIÇÃO CONSCIÊNCIA NEGRA
Local: Centro Cultural Municipal Professora Dyla de Sá / Rua Barão, 1180 – Praça Seca.
Horário: das 15h às 22h.
Grátis.
MODA BLACK RIO
Local: Arena Carioca Fernando Torres / Rua Bernardino de Andrade, 200 – Parque Madureira.
Horário: das 14h às 21h
Grátis
FONTE: SITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO