Chuvas muito fortes impactaram principalmente bairros das zonas Norte e Oeste do Rio, na noite de quarta (14/02) e madrugada desta quinta-feira (15/02). Em apenas uma hora, das 23h45 de ontem até 0h45 de hoje, a estação Barra/Riocentro registrou 123,2mm de chuva, o equivalente a 119% do esperado para todo o mês de fevereiro. Em Jacarepaguá, das 17h de ontem às 2h de hoje, choveu quase 150% da média de chuva esperada para todo o mês de fevereiro. A cidade estava em Estágio de Atenção desde 1h20 desta quarta (14/02) e entrou em Estágio de Crise à 0h25 desta quinta-feira (15/02), devido à atuação de núcleos de chuva forte a muito forte, associados à atuação de áreas de instabilidade. No entanto, às 5h30 de hoje, retornou para o ESTÁGIO DE ATENÇÃO. Segundo o Alerta Rio, no momento, há apenas núcleos de chuva no oceano e, na última hora, só houve registro de chuva fraca. Ao longo do dia, áreas de instabilidade permanecerão influenciando o tempo no município e com isso a previsão é de predomínio de céu nublado, com condições para ocorrência de pancadas de chuva isoladas a qualquer hora do dia. Os ventos ficarão com intensidade fraca a moderada e as temperaturas estarão estáveis em relação ao dia anterior, sendo a máxima prevista de 30°C e mínima de 19°C. De acordo com o Alerta Rio, havia previsão de pancadas de chuva forte, ocasionalmente muito forte, acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento. O Estágio de Atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. Já o Estágio de Crise é o terceiro e significa chuva forte a muito forte nas próximas horas, podendo causar alagamentos e deslizamentos. A prefeitura recomenda que a população tome as seguintes ações:
- Permaneça ou procure um local seguro. Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;
- Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;
- Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199;
- Redobre atenção ao dirigir. Em caso de chuva, as pistas ficam escorregadias e podem conter bolsões d’água. Mantenha os faróis acesos;
- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;
- Evite colocar o lixo nos pontos de coleta. A água da chuva pode levar o lixo a entupir bueiros e galerias;
- Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação;
- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura);
SIRENES ACIONADAS EM 76 COMUNIDADES Devido à chuva forte registrada na cidade, foi acionado, de forma preventiva, o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da Prefeitura do Rio em 76 comunidades das regiões de Jacarepaguá, Grande Tijuca e da Zona Norte. Os moradores foram orientados por agentes comunitários e da Defesa Civil Municipal a se dirigirem aos pontos de apoio. Um dos protocolos de acionamento dos equipamentos consiste no registro a partir de 55 mm de chuva em uma hora, o que pode deixar a encosta vulnerável a deslizamentos. Antes das sirenes tocarem, as lideranças comunitárias treinadas pela Defesa Civil já haviam informado aos moradores sobre a possibilidade de evacuação assim que receberam as mensagens nos celulares que a Prefeitura do Rio disponibilizou e que compõem o sistema de alerta preventivo. Os equipamentos funcionam nos locais apontados por mapeamento elaborado pela Geo-Rio, que identificou todas as comunidades que têm pontos com alto risco de deslizamento na cidade e integram o sistema de alerta comunitário desenvolvido pela Defesa Civil, que tem o objetivo de reforçar a atuação em casos de urgências. Todas as comunidades mapeadas contam com representantes treinados. As sirenes são acionadas caso a Defesa Civil e o Alerta Rio identifiquem que as chuvas atingiram níveis críticos, baseados nas informações coletadas no Centro de Operações Rio, que monitora a cidade 24 horas. A Prefeitura do Rio pede que a população siga as orientações dos agentes públicos. O telefone de emergência da Defesa Civil é o 199. Transportes:
- SUPERVIA: Devido a uma ocorrência na linha férrea, não haverá operação no ramal de Santa Cruz nesta manhã. No ramal de Belford Roxo, segundo a concessionária, trens circularão somente de Belford Roxo até a Pavuna. Passageiros devem utilizar os ônibus e o metrô.
- BRT: Pode haver irregularidades nos intervalos do serviço TransCarioca, por causa de alagamentos ao longo da Av. Nelson Cardoso. Evite a via.
As principais ocorrências para as quais o COR acionou equipes de resposta foram: Queda de árvore:
- Grajaú-Jacarepaguá – Via interditada, na altura do KM 5,4, ambos os sentidos.
- Rua Albérico Diniz, em Jardim Sulacap. Via interditada.
- Curva Chico Anysio, Barra da Tijuca. Via parcialmente interditada.
- Av. Gomes Freire, altura do nº 380, na Lapa. Via interditada.
- Também houve registro de queda de árvores em outras 16 vias de menos porte na cidade.
Vias com bolsões/pontos de alagamento:
- Av. Dom Hélder Câmara, altura da R. da Abolição, na Abolição. Via liberada.
- Radial Oeste, altura do Maracanã. Via liberada.
- Av. Brasil, altura de Benfica, Caju e de Manguinhos. Via parcialmente interditada.
- Estrada dos Bandeirantes, altura da Merck, na Taquara. Via parcialmente interditada.
- Av. Ayrton Senna, altura do Makro, na Barra, sentido Linha Amarela. Via parcialmente interditada.
- Linha Amarela, sentido Barra, altura do shopping Nova América, em Del Castilho. Via liberada.
- Praça da Bandeira. Via liberada.
- Mergulhão Billy Blanco, na Barra. Via liberada.
- Rua Prof. Manoel de Abreu, altura da R. Felipe Camarão, na Tijuca. Via liberada.
- Av. Maracanã, altura da R. Eurico Rabelo, no Maracanã. Via liberada.
- Av. Ayrton Senna, altura do acesso à Linha Amarela, na Gardênia Azul, sentido Linha Amarela. Via liberada.
- Pista central da Av. Armando Lombardi, altura do nº 1100, próximo ao posto Shell, na Barra da Tijuca, sentido Recreio. Via liberada.
Ventos: De 1h até 2h, houve registro de rajada de vento forte (69,4km/h) na estação Jacarepaguá. Fonte: INMET PREVISÃO PARA AS PRÓXIMAS HORAS: Para as próximas horas, há previsão de pancadas de chuva isoladas, de intensidade fraca a moderada, informou o Alerta Rio. O Centro de Operações Rio informou à população sobre as condições da chuva na cidade e seus impactos através de suas redes sociais, com o envio de mensagens automáticas pelo Facebook e pelo Twitter. Neste momento, equipes da Prefeitura, como Seconserma – Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, Comlurb, CET-Rio, Guarda Municipal, Defesa Civil, entre outros órgãos, atuam nas ações de respostas a todas as ocorrências emergenciais identificadas e trabalham para restabelecer as condições de mobilidade das áreas afetadas pela chuva.