O traficante Leonardo de Souza, conhecido como Léo Barrão, ex-chefe do tráfico de drogas na Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio, foi preso nesta quinta-feira por policiais civis durante uma ação no Complexo do Alemão, na Zona Norte da cidade.
Barrão era considerado um dos nomes fortes do Comando Vermelho (CV) e estava foragido da Justiça. Em 2019, ele foi condenado a sete anos de prisão pela 36ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, mas conseguiu escapar e vinha se escondendo desde então. De acordo com as primeiras informações, o criminoso foi capturado no momento em que se deslocava do Morro do Adeus para o Morro do Alemão, ambos pontos estratégicos e fortemente dominados por facções ligadas ao tráfico.
A prisão foi resultado de um trabalho de inteligência da Polícia Civil, que já monitorava os passos do traficante há semanas. Agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) agiram com rapidez e conseguiram interceptá-lo sem troca de tiros.
Léo Barrão já era conhecido pelas forças de segurança por seu envolvimento direto com o tráfico de drogas, organização de ataques a rivais e ações violentas em comunidades dominadas pela facção. Mesmo afastado da chefia da Vila Kennedy, ele ainda mantinha influência no tráfico da Zona Oeste.
A prisão de Barrão representa um golpe importante contra o crime organizado na cidade, especialmente no momento em que autoridades intensificam o combate às lideranças criminosas escondidas em comunidades estratégicas.
Ele será encaminhado ao sistema prisional, onde cumprirá o restante da pena determinada pela Justiça.