Agentes da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), aplicaram 127 autuações na última segunda-feira(30). As ações ocorreram em diversos bairros e resultou na remoção de 17 vans e kombis, das quais quatro piratas. As operações da CETC ocorrem diariamente e são planejadas pela equipe com base em informações via 1746 e do setor de inteligência, obedecendo à especificidade de cada região.
Em Campo Grande, seis motoristas de vans foram flagrados executando o serviço sem autorização da Prefeitura. Por isso, os veículos foram removidos. Outras multas como lotação excedente, vistoria fora do prazo e manusear o celular ao volante também foram aplicadas. As equipes realizaram ações em Jacarepaguá, Taquara, Bangu, Guaratiba, Santa Cruz, Ilha do Governador, Bonsucesso, Barra da Tijuca, Padre Miguel, Olaria, Paciência, Cachambi, São Cristóvão, Curicica e Senador Vasconcelos.
A coordenadoria também montou um esquema especial para atuar no primeiro fim de semana do Rock in Rio. As equipes se posicionaram em pontos estratégicos e aplicaram 181 autuações, que resultaram em 16 remoções de vans (nove piratas). Na próxima quinta-feira(03), as equipes reiniciam o esquema especial para o evento.
As ações visam oferecer mais segurança na mobilidade dos usuários do transporte complementar, fiscalizar os serviços prestados e reprimir o transporte ilegal realizado por vans piratas. A CETC destaca a importância da população no registro de denúncias, que são anônimas, e podem ser realizadas por meio da central 1746 em posse da placa, data, horário e local com o objetivo de auxiliar no planejamento das ações