O Rio de Janeiro receberá, pela primeira vez, o emocionante Festival de Luzes, que promete transformar paisagens da cidade em um espetáculo de arte e tecnologia. O evento acontecerá do dia 16 até 24 de junho e contará com apresentações que incluem até 150 drones que desenharão figuras no céu, lasers visíveis a até 6km de distância, projeções e música.
O Festival de Luzes busca criar experiências acessíveis, transitando na fronteira entre arte e tecnologia. “É um diálogo entre a arte de rua e o video mapping, uma combinação de arte e tecnologia que promove a ocupação do espaço público e explora a milenar tradição humana de contar histórias”, explica Alexis Anastasiou, criador do Festival. Em suas edições anteriores em São Paulo e Florianópolis, o evento atraiu mais de 600 mil espectadores ao longo de cinco anos.
Todas as apresentações do Festival de Luzes são gratuitas e acontecerão durante a noite. A programação terá início na sexta-feira (16) às 18h30, na Praça Mauá, com o espetáculo UFO, um show de drones nos céus, acompanhado de músicas, lasers e projeções que criarão uma experiência única no céu do Rio de Janeiro. A comunidade da Rocinha também terá suas apresentações, com artistas locais se apresentando a partir das 19h nos dias 17 e 18 (sábado e domingo).
Para uma visualização privilegiada do show de lasers, o Mirante do Pedrão no Dona Marta proporcionará uma vista espetacular para quem estiver em Botafogo e Flamengo nos dias 20 e 21, a partir das 19h. Nos dias 23 e 24, o ponto de encontro será na Praia do Leme, próximo ao Forte Duque de Caxias. Na sexta-feira (23), a banda TropiCals irá animar o evento, enquanto o grande encerramento no sábado contará com a energia contagiante do bloco Minha Luz é de LED.
O Festival de Luzes – Rio de Janeiro é apresentado pela Eletrobras, com realização da Visualfarm, em parceria com Band, JB FM, O Dia e Out Mídia, e conta com o apoio institucional da Casa de Cultura da Rocinha, Prefeitura do Rio e Riotur.
As noites de apresentação e os melhores locais de visibilidade são os seguintes:
16 de junho – Praça Mauá > Pier Mauá 17 e 18 de junho – Rocinha > Casa de Cultura da Rocinha e Paredão Rochoso 20 e 21 de junho – Dona Marta (Mirante do Pedrão) > Flamengo e Botafogo 23 e 24 de junho – Leme > Praia próximo ao Forte Duque de Caxias
A programação completa e atualizada será divulgada no Instagram do festival (@festivalluzes) e pode estar sujeita a alterações devido às condições climáticas, já que todas as apresentações serão realizadas ao ar livre.
A Visualfarm, realizadora do Festival, é um premiado estúdio criativo brasileiro que desenvolve espaços narrativos nas fronteiras da arte, tecnologia, entretenimento e robótica. Fundada em 2003, conta com uma equipe de designers, artistas, produtores de eventos e técnicos capazes de executar projetos próprios, proporcionando acesso a equipamentos que dificilmente seriam acessíveis fora do circuito comercial.
A Eletrobras, empresa líder em geração e transmissão de energia elétrica no Brasil e na América Latina, é a apresentadora do Festival de Luzes. Com mais de seis décadas de existência, a Eletrobras contribui para a construção de uma matriz energética nacional limpa e renovável. Por meio de suas ações de patrocínio, valoriza a riqueza cultural em diferentes regiões do país, ampliando a democratização do acesso à cultura.





