GUARDA MUNICIPAL MULTA 218 PESSOAS E RETIRAM 400 DAS PRAIAS DO RIO DURANTE FINAL DE SEMANA
A Guarda Municipal já registrou 1.966 multas por falta do uso de máscaras em toda a cidade, incluindo as praias do Rio, entre os dias 5 de junho e 20 de julho. Neste fim de semana (dias 25 e 26/07), a GM aplicou 172 multas por falta de máscaras na via pública, incluindo praias. Cerca de 500 pessoas foram orientadas e retiradas da areia após abordagem dos agentes. Os números deste fim de semana são parciais.
A Prefeitura também fiscalizou neste fim de semana 165 estabelecimentos e 141 ambulantes em ações conjuntas ou destacadas da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com a Guarda Municipal, Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Fazenda, nas zonas Sul e Oeste. Fiscais da Vigilância Sanitária inspecionaram 86 estabelecimentos interditando seis deles. Foram aplicadas 36 multas por falta de higiene e de insumos para lavagem das mãos como sabonete e papel-toalha, entre outras irregularidades.
A Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano, da Secretaria Municipal de Fazenda, por meio da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização já autuou, desde o início da reabertura 81 estabelecimentos pelo uso irregular de mesas e cadeiras e funcionamento sem autorização.
Roteiro do fim de semana
As equipes inspecionaram a Feira da Praça Seca e entorno, Barra da Tijuca, Campo Grande, Olaria, Bangu e Cosmos, na Zona Oeste; a mureta da Urca e entorno, e a orla de Copacabana, Ipanema, Leblon, Glória, na Zona Sul; Penha e Vila da Penha, na Zona Norte; e Centro.
Blitz da Vida
Por meio da operação especial “Blitz da Vida”, a Guarda Municipal busca conscientizar a população sobre os cuidados para evitar o contágio do novo coronavírus durante patrulhamento e fiscalização sanitária também orla da cidade. Ao todo, 104 guardas municipais atuaram neste fim de semana na orla das Zonas Sul e Oeste.
Durante o patrulhamento no calçadão e na faixa da areia, os agentes fizeram abordagens, orientaram e notificaram pessoas pela falta do uso de máscara de proteção, além de distribuírem máscaras a quem não tinha.
As equipes também coibiram jogos coletivos, que são permitidos somente de segunda a sexta-feira, pelas novas regras previstas em decreto.