Passar por um tratamento de câncer não é nada fácil física e emocionalmente. Mas cada vez mais, os hospitais aceitam alternativas para tornar esse momento menos doloroso e, inclusive, melhorando as chances de resposta.
É o que fez a equipe de Terapia Ocupacional do Hospital de Câncer Tarquínio Lopes Filho, no Maranhão.
Criaram o “Cinema nas Enfermarias”, uma espécie de cinema no local que exibe filmes que contribuam positivamente com os tratamentos, além de fazer com que os pacientes saiam da rotina.
“O projeto tem o enfoque terapêutico de minimizar o estresse da internação, melhorar a rotina dos pacientes, contribuir com a qualidade de vida dentro do hospital, além de propiciar um ambiente hospitalar com atendimento humanizado, voltado para, de alguma maneira, melhorar o bem estar de nossos pacientes e acompanhantes”, contou Leilian Carneiro, coordenadora de Terapia Ocupacional do hospital.
Há responsáveis por assistir aos filmes antes, certificando-se que a mensagem final e cenas vão contribuir e não o contrário.
A preferência são por histórias leves de mais ou menos uma hora de duração que possam ajudar na autoestima de todos.
Hoje, são 108 enfermarias no hospital e, inicialmente, as sessões eram a cada 15 dias, mas foi tão bom o resultado que agora são semanais.
“Ficamos surpresas com as reações. Havia pessoas que estavam resistentes e não queriam assistir aos filmes. Depois que viram a primeira vez, há um envolvimento geral e todos têm sugerido filmes e perguntado quando será a vez da sua enfermaria.”, finalizou Leilian.
Fonte: Hypeness