empresa Nutrindo Mais, responsável pelo serviço de cozinha do Hospital Rocha Faria, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, afirma que rompeu o contrato com a organização social Iabas, que administra a unidade de saúde, por falta de pagamento. A OS estaria devendo R$ 1 milhão para a empresa.
A Iabas destacou, por sua vez, que não está recebendo os repasses da prefeitura adequadamente e que trabalhou todo o ano de 2017 com recursos insuficientes. Imagens enviadas ao Bom Dia Rio por funcionários mostram a cozinha da unidade completamente vazia.
As denúncias sobre problemas na alimentação não são novas. Desde o mês passado, as reclamações sobre a falta de alimentos para pacientes e funcionários são frequentes. Em um dos dias, quem estava internado jantou pão com queijo, uma maçã e café.
As filhas de Ana Lúcia contam que a mãe sofreu um AVC. Ela estaria com problemas para caminhar, além de outros sintomas. Elas reclamam da falta de informação e revelam que as notícias que conseguem são fornecidas pelos seguranças. “Eu estou esse tempo todo sem saber dela”, explicaram.
Imagens mostram a cozinha do Hospital Rocha Faria vazia (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Poucos médicos
Na segunda-feira (25), o Hospital Rocha Faria teve mais um dia de caos no atendimento. Apenas dois clínicos gerais e um ortopedista se dividem entre as cirurgias e o atendimento no setor de emergência.
Márcio Galvão estava sentindo muitas dores pelo corpo, diarreia e não conseguia andar direito. Mesmo assim, pegou um trem e caminhou cerca de um quilômetro para chegar até a unidade de saúde.
O irmão de Bruna Rodrigues está internado com uma fratura no tornozelo e não consegue ser operado. “O médico deu de seis a sete dias para fazer a cirurgia e ele nem passou para falar mais nada”, contou.
A Secretaria Municipal de Saúde destacou que há um plano de contingência apenas para a maternidade do Hospital Rocha Faria. As grávidas em trabalho de parto estão sendo transferidas em ambulâncias para quatro outras unidades de saúde da Prefeitura do Rio.
Cozinha do Hospital Rocha Faria está vazia, segundo funcionários (Foto: Reprodução/ TV Globo)