Um idoso foi morto ao ser atingido por um tiro de fuzil durante um confronto entre policiais militares e traficantes na comunidade Gogó da Ema, em Guadalupe, na Zona Norte do Rio. Joel Francisco de Souza, de 84 anos, estava perto de um ponto de ônibus na Rua Fernando Lobo quando foi baleado, no início da tarde desta terça-feira.
O idoso chegou a ser socorrido no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o desespero de moradores ao ver Joel baleado e criticam a PM por não prestar socorro rapidamente à vítima de bala perdida.
O corpo de Joel, natural de Ilhéus, Bahia, mas que mora há anos no Rio, passou por necrópsia no Instituto Médico Legal (IML) na manhã desta quarta-feira. O tiro atingiu o ombro esquerdo do idoso, perfurando o seu pulmão. Ainda não há informações sobre o velório e enterro.
Em nota, a Polícia Militar disse que o 41º BPM (Irajá) verificava uma denúncia, sem especificar qual, na Rua Fernando Lobo, quando “foram atacados por criminosos e houve confronto.” Quando cessaram os disparos, segundo a corporação, encontraram o idoso baleado e auxiliou no socorro, que foi feito por um familiar da vítima. A PM não falou sobre as denúncias de demora no socorro. Foram apreendidas drogas e uma granada na ação na comunidade.
O caso foi registrado na 31ª DP (Ricardo de Albuquerque), mas será encaminhado e investigado pela Delegacia de Homicídios (DH-Capital).