O abastecimento de água no Rio de Janeiro foi gravemente afetado pela paralisação da Estação de Tratamento (ETA) Guandu, causada pela presença de surfactantes no Rio Guandu. A situação teve um impacto significativo nas instituições de ensino, com várias escolas fechando ou operando em horário parcial. Universidades como a UFRJ e a Unirio também suspenderam as aulas. A normalização completa do abastecimento pode levar até 72 horas, afetando ainda mais a rotina educacional e a vida dos moradores.
Detalhes do Impacto:
Na segunda-feira, 34 escolas da rede municipal foram afetadas, com oito delas fechadas e 26 operando parcialmente. A Secretaria de Estado de Educação também informou que o Colégio Rodrigo Otávio Filho terá aulas em horário parcial. A UFRJ e a Unirio suspenderam as aulas em suas unidades no Rio e em Duque de Caxias.
Reações e Medidas:
Moradores da Baixada Fluminense e das zonas Norte e Oeste do Rio relataram a falta de água em suas casas. Algumas pessoas também mencionaram alterações na cor e no odor da água. As autoridades estão investigando a origem do surfactante e as concessionárias de água estão tomando medidas para normalizar o abastecimento.