Qual a distância do seu sonho? Para a jovem bailarina moradora de Campo Grande, Lavínya Velasco, de 9 anos, a cerca de mil quilômetros, distância do Rio de Janeiro a Joinville, cidade catarinense onde está situada a única filial Teatro Bolshoi da Rússia. A seletiva nacional foi realizada em agosto de 2019 e contou com três etapas.
O Bolshoi é considerado a maior escola de dança do mundo, e sua filial no Brasil recebe alunos do mundo inteiro que precisam passar por audições nas quais são selecionados. A instituição não tem fins lucrativos e oferece 100% de bolsa de estudo e benefícios para os alunos.
Apesar da felicidade em conseguir a vaga, Mario Pereira, pai de Lavynia, teve que pedir demissão do emprego por conta da mudança para o sul do pais. Ele conta que a família está se mudando acreditando no talento de Lavínya. Porém a dificuldades são muitas:
“A gente precisa de recursos para nos estabilizarmos no início. Minha empresa não quis fazer nenhum tipo de acordo e nesse momento estou trabalhando como motorista do Uber. Precisamos chegar em Joinville e ter um tempo de adaptação. Por isso estamos fazendo uma vaquinha online”, explica.
Já a jovem e talentosa bailarina, afirma que sempre teve como objetivo e sonho estudar na Escola Bolshoi. Sobre qual foi a parte mais difícil, diz ela:
“A parte mais difícil foi no segundo dia de prova ( fora três dias de provas). A provas de musicalidade e fisioterápica foram as mais difíceis”.
Ela lembra que o que a princípio parecia um problema, tornou-se uma das coisas mais importantes de sua vida hoje, o balé.
“Minha entrada no balé foi obra do destino. A minha pediatra percebeu que eu não tinha a curvatura do pé e orientou meus pais a me colocarem pra fazer balé, e foi aí que me apaixonei”, diz ela confessando que está difícil segurar a ansiedade.
“A rotina da nossa família está bastante corrida. É uma mistura de vários sentimentos, mas a ansiedade é a pior de todas”, compara.
O Brasil não é um país conhecido por ter muita tradição no balé clássico, e por conta disso, perguntamos a Lavínya o que ela diria para um jovem que pensa em praticar, mas não acredita que possa ser capaz. A resposta veio com a segurança de quem deu um grande passo em direção ao seu objetivo:
“Nunca desista dos seus sonhos! Tenha sempre fé neles, por mais que as dificuldades apareçam coloque sempre Deus na frente”, afirma lembrando que sentirá muitas saudades de seus amigos e de sua família, moradores de Campo Grande. Lavínya, que tem como ponto forte a flexibilidade, e tem referências como Ana Botafogo , Svetlana Zakharova e Natalia Osipova diz que seu maior sonho é ser uma das integrantes do Balé Bolshoi.
“Meu sonho é entrar para a Companhia do Bolshoi da Rússia. Estou muito feliz e tenho certeza de que estou no caminho certo” conclui.
Lavínya faz parte do projeto “Vem Dançar na Escola”, da professora Flávia Torres, na Estrada do Cabuçu. A professora afirma que ela se tornou uma inspiração:
“Hoje Lavinya é uma grande inspiração para suas amigas, e seria importante que outras pessoas soubessem de seu feito dela”, afirma a professora.
Sobre o Bolshoi – A filial brasileira do Bolshoi atua desde o ano 2000 no Brasil. Ela é a única filial do Teatro Bolshoi da Rússia. A instituição forma artistas de dança embasado nas técnicas da metodologia Vaganova, disciplinas complementares, além de dança contemporânea. A escola não tem fins lucrativos e oferece 100% de bolsa a seus alunos.
LINK VAQUINHA: Realizando sonhos http://vaka.me/794865



