Em um espetáculo natural impressionante, o fotógrafo Leonardo Sens, de 39 anos, conseguiu capturar o exato momento em que a lua cheia se alinha perfeitamente com os braços estendidos do Cristo Redentor. A imagem, que parece mostrar o Cristo abraçando a lua, foi o resultado de dois anos de estudo e planejamento. Sens fez o registro na manhã deste último domingo (4), da Praia de Icaraí, em Niterói.
Leonardo chegou à Praia de Icaraí às 6h10 da manhã, pronto para o espetáculo da lua cruzando o céu até alcançar a estátua do Cristo Redentor. Apenas 18 minutos depois, às 6h28, ele capturou a imagem perfeita. “Eu faço esse tipo de foto há dois anos. Por isso, sei a época do ano e os horários certos. No sábado anterior (3), eu já tinha ido verificar a posição da lua na praia”, compartilhou o fotógrafo, que utilizou uma Nikon D810 para a captura.
Fotografar tal fenômeno não depende apenas de estar no local e no momento certo. Por trás da câmera, é necessário ter conhecimento técnico e uma visão profissional. “Tenho um aplicativo que informa os horários e a posição exata da lua. Por volta das 6h20, me posicionei em um local ideal na areia. Quando os dois, Cristo e Lua, se aproximaram, comecei a me movimentar para os lados até conseguir o clique perfeito. Foi uma verdadeira correria”, relatou.
Com mais de 10.300 curtidas, a foto ganhou destaque e viralizou nas redes sociais. Graças ao registro, Leonardo ganhou mais de 1.500 novos seguidores no Instagram apenas nas primeiras 24 horas após a publicação.
O Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, é um alvo comum para fotógrafos do mundo todo. No início deste ano, o fotógrafo Fernando Braga capturou o instante em que um raio atingiu a cabeça da estátua. Apelidada de “Raio Divino”, a descarga elétrica causou danos ao sistema de iluminação do Cristo.
Braga, autor da imagem que também ganhou repercussão mundial, comentou que percebeu o problema na iluminação da estátua logo após a foto. “Assim que eu tirei a foto, vi que havia dado algum problema na iluminação, o que, curiosamente, ajudou a detalhar melhor a imagem”, disse. “As configurações que eu estava usando na câmera e a junção da iluminação do raio com a do Cristo teriam causado uma explosão de luz, fazendo com que o monumento não ficasse tão detalhado”, explicou.
Noite de chuva forte e muitos raios no Rio, rendeu uma foto que viralizou o mundo. #Rio #ODia
Créditos: Fernando Braga pic.twitter.com/38hxqTHA0T— Jornal O Dia (@jornalodia) February 13, 2023