.
MÃE E AVÔ DE MENINA MORTA APÓS CAIR EM GASOLINA NO RIO ESTÃO ENVOLVIDOS EM FURTO DE COMBUSTÍVEL, DIZ A POLÍCIA
A mãe e o avô da menina Ana Cristina Pacheco Luciano, de nove anos, que morreu após ter 80% do corpo queimado ao cair em uma poça de gasolina, estão envolvidos na tentativa de furto do oleoduto que provocou o vazamento, segundo investigação da Polícia Civil do Rio.
A Delegacia de Serviços Delegados apurou que Antônio Martins da Silva e Fernanda Pacheco Luciano atuavam, desde 2016, como olheiros dos criminosos. Eles recebiam cerca de R$ 500 por roubo para alertarem sobre a chegada de policiais ou vigilantes da companhia durante os crimes.
Eles vão responder por cinco crimes: homicídio qualificado (porque eles assumiram o risco da morte de pessoas), furto qualificado, crime contra o meio ambiente, crime contra a ordem econômica e organização criminosa. Ainda não há pedido de prisão para os dois.
O caso ocorreu na madrugada do dia 26 de abril em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A menina foi queimada durante o vazamento provocado pela tentativa de furto da gasolina do tipo A – pura, sem álcool anidro e, por isso, muito mais forte – do duto Orbel 1, da Transpetro, que transporta combustível entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Ana Cristina, havia sofrido queimaduras químicas, principalmente nos braços e pernas, chegou a passar por cirurgias.
Na ocasião, a Defesa Civil de Duque de Caxias informou que quatro famílias, com um total de 17 pessoas, precisaram sair de suas casas por causa do vazamento. O funcionário da Transpetro que tentou conter o vazamento afundou em um buraco e também sofreu queimaduras.
Na época em que a criança estava internada, a mãe contou ao RJ1 seu desespero quando tudo aconteceu.
“A gente correu e nisso ela provavelmente não conseguiu respirar. O ar estava sufocando, a boca ficava seca, dava ânsia de vômito e a gente não conseguia mais fazer nada. Então minha filha caiu, vi que ela sumiu em meio a tanta neblina de combustível. Achei que ela estava morta”, relatou a mãe.
Até o momento três pessoas já estão presas: Willian Cesar Vieira, Ventura Carmona Ventura, Sônia Cristina Tavares Ventura. Wesley Muniz Poleti e Mateus Kevin da Silva estão foragidos e ainda são procurados.
Fonte: G1
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/06/25/mae-e-avo-de-menina-morta-apos-cair-em-gasolina-no-rj-estao-envolvidos-em-furto-de-combustivel-diz-policia.ghtml