Rio – A Marinha do Brasil retoma as buscas nesta sexta-feira pelo argentino Erwin Rosenthal, que desapareceu enquanto navegava com o seu veleiro na Restinga da Marambaia, na Região da Costa Verde do estado. A embarcação de nome “Misteriosa” foi encontrada à deriva na noite do último domingo.
Segundo o Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), da Marinha, o movimento do veleiro de girar no próprio eixo chamou a atenção da embarcação pesqueira “Robson III”, que se aproximou mas não viu nenhum tripulante. O Salvamar Sueste, estrutura da MB coordenadora de busca e salvamento na área, foi acionada.
O Navio-Patrulha (NPa) “Guaporé” iniciou ainda no domingo buscas pelo velejador, que não foi encontrado. Uma inspeção foi realizada no veleiro “Misteriosa” e foi confirmada a ausência do condutor. Também foram encontrados documentos do tripulante argentino. O veleiro foi rebocado para Angra dos Reis. A Marinha do Brasil instaurou o inquérito para apurar as causas e responsabilidades do ocorrido.
Segundo a emissora argentina Crónica Television, pertences foram roubados e um artefato explosivo foi deixado no barco. A possibilidade de um roubo ao navegador é uma das linhas de investigação.
Um navio e aeronaves são usados nas buscas por Erwin. Segundo a Marinha, os militares percorreram até agora uma área de 4.863 km² na região marítima da Restinga da Marambaia. Para auxiliar a operação, estão sendo divulgadas via rádio informações sobre o desaparecimento para as embarcações que navegam nas proximidades.