Durante uma aula magna na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na última segunda-feira (26), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que crianças de 9 anos não sabem ler, mas sabem como colocar preservativos.
“Crianças com 9, 10 anos não sabem ler, sabem tudo, com todo respeito às senhoras aqui presentes, sabem até colocar uma camisinha, mas não sabe que ‘b’ mais ‘a’ é ‘ba’, estava na hora de dar um basta nisso”, disse Ribeiro. Segundo o ministro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu a ele que ‘cuidasse das crianças’.
- O ministro ainda se classificou como “radical” ao comentar que retirou questões de gênero do edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
“Onde já se viu começar a discutir esses assuntos com crianças de 6 a 10 anos, respeito a orientação de todos, mas a gente não tem o dever e o direito de violar a inocência de uma criança trazendo questões como: “Se você quiser ser homem é homem, se quiser ser mulher é mulher”, disse Ribeiro.
Milton Ribeiro comanda a pasta desde julho do ano passado, quando substituiu Abraham Weintraub. O ministro afirmou que não permite, junto com o Tribunal de Contas da União (TCU), o tema com crianças dessa faixa etária.