Pouco mais de vinte mil pessoas foram até a Esplanada do Ministérios acompanhar a missa de Nossa Senhora Aparecida, que começou às 17h. Padroeira do Brasil e de Brasília, é considerada, também a santa da pesca, já que a imagem dela foi encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717, por pescadores. A tradicional celebraçăo de 12 de outubro, dia escolhido para homenagear a santa, năo contou com a participaçăo de Cardeal Dom Sérgio, o arcebispo de Brasília, que está em Roma.
Os fiéis acompanharam a missa, mesmo debaixo do calor de 32 graus, muitos em pé. Amanda Casé, 21, pesquisadora da Universidade de Brasília aproveitou a oportunidade para trazer se filho Miguel, de um ano, para participar da primeira missa. “Como protetora do nosso país, ela é a nossa Nossa Senhora. E essa missa acontecer hoje, no meio das eleiçőes, é muito simbólico, porque nós faz lembrar da importância do amor”, conta.
Em meio ao momento político,muitos fiéis aproveitaram para pedir à Nossa Senhora mais tolerância, respeito e bons futuros governantes para o país. “A gente busca hoje a intercessăo de nossa senhora para que nos ampare, dê discernimento, principalmente em um momento tăo polarizado como nessa eleiçăo”, declarou a professora Deisi Bezerra, 44.
O governador Rodrigo Rollemberg compareceu à celebraçăo. “Agradeci à Nossa Senhora Aparecida toda a proteçăo e peço para que inspire a populaçăo de Brasília para que ela possa fazer a melhor escolha para o futuro”.
Ao lado dele estava a senadora eleita Leila Barros. “Nesse período de extremismo, vim para pedir mais amor e sabedoria, acima de tudo, para me ajudar nesse período no Senado”, disse. Quem também acompanhou a missa foi novo senador eleito Izalci Lucas. “Sou católico praticante e participo desde a primeira celebraçăo na Esplanada, há 18 anos. Sei que ela pode aumentar a solidariedade, para que haja paz nessa eleiçăo. É um momento de muita graça”, afirmou.
Procissăo
Por volta de 18h15, todas as faixas da Esplanada dos Ministérios foram interditada para a procissăo, que começa na altura do Ministério do Desenvolvimento Social e dá uma volta entre as vias n1 e s1.
Para o padre Joăo Firmino, responsável pela organizaçăo do evento, Brasília é marcada pela Nossa Senhora Aparecida porque o primeiro grande evento da cidade “foi no Cruzeiro, uma celebraçăo pela vida de Nossa Senhora. Inclusive, a imagem que fui usada para a veneraçăo naquela missa é a mesma de hoje”.