O que era pra ser uma viagem comum ao trabalho tornou-se um pesadelo para Francyelli Batista Correia, 24 anos, e Calebe de Oliveira Alves, 25. O casal relata ter sido vítima de um motorista de aplicativo, identificado como Josué Calebe, que teria avançado com o veículo contra os dois e os ameaçado com uma chave de rodas. O caso ocorreu no último dia 7 de dezembro, no Setor de Oficinas do Guará 2, no Distrito Federal.
Ao Metrópoles, Francyelli contou que já havia utilizado o serviço do motorista em outra ocasião, quando também teve problemas com ele. Na primeira vez, há cerca de cinco meses, o homem estava registrado com outro nome, e aparecia como Cássio. O casal voltava de uma comemoração de aniversário, quando o marido passou mal e vomitou na porta do carro.
Segundo o relato da jovem, o motorista teria ficado inconformado com o ocorrido e exigido um pagamento de R$ 200 para a limpeza do veículo. Francyelli conta que tentou negociar. Ela prometeu pagar o valor diretamente à empresa responsável do app, mas o profissional não teria aceitado e chamado um colega para intimidá-la.
“Cheguei a fazer a transferência bancária, mas quando vi que o nome do dono da conta era diferente do que ele usava, cancelei. Eu senti que estava sendo enganada”, explica.
Na manhã da última sexta-feira (7), o casal acionou outro aplicativo, o 99 Pop, para ir ao trabalho e reencontrou o motorista. Com receio de novos problemas, eles se recusaram a entrar no automóvel. As imagens mostram, então, o homem avançando com o carro em direção aos jovens. “Ficamos muito assustados, ninguém espera uma reação dessas”, disse Francyelli.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=gZZW_Xkj5GA]
As cenas registradas pelas câmeras mostram que algumas pessoas que passavam pelo local tentaram interceder no caso. Um homem aparece conversando com o motorista, enquanto outro fica ao lado do casal.
Ao perceber a situação e que Oliveira Alves teria chutado o veículo, Josué desceu do carro, pegou uma chave de rodas no porta-malas do carro e seguiu na direção às pessoas. De acordo com o boletim de ocorrência registrado pelo casal, o motorista teria feito ameaças ao marido, dizendo: “Conheço onde você mora. Eu moro aqui também e irei te pegar. Não adianta fugir, eu vou te pegar”.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=oU9kXeA-3gk]
De acordo com o casal, o homem teria voltado ao local com o carro “cheio de gente” para reforçar as intimidações. “O meu maior receio é que ele continue nos importunando e ameaçando outros clientes. Ficou muito claro que ele é desequilibrado”, desabafou Francyelli.
O caso foi registrado na 4ª Delegacia de Polícia (Guará 2). Eles também registraram uma reclamação no 99 Pop, que está analisando a situação junto ao setor jurídico.
Procurada pelo Metrópoles, a plataforma informou nesta quinta-feira (13) que bloqueou em definitivo o motorista e que repudia qualquer ocorrência de violência contra os usuários. Josué não foi localizado pela reportagem.