BRT atropela mulher na estação Taquara da Zona Oeste. Motorista e passageiros relatam que ela atravessou a pista exclusiva sem olhar para os lados com o sinal aberto para o BRT. O SAMU a levou consciente para o Hospital Municipal Lourenço Jorge.
As câmeras do circuito interno do ônibus registraram o momento do acidente, que aconteceu por volta das 9h30. O condutor do BRT ainda tentou desviar, mas não conseguiu evitar o atropelamento.
Mulher é atropelada por BRT, após atravessar a pista sem olhar e sem respeitar a sinalização. #ODia
Crédito: Divulgação / Mobi Rio pic.twitter.com/SQbok73xlY
— Jornal O Dia (@jornalodia) March 20, 2023
Em nota, a Mobi Rio, empresa que administra o BRT, alertou que com a chegada da nova frota, mais ônibus estão rodando nos corredores. Por isso é importante que pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas de carro respeitem as sinalizações.
Ainda não há informações sobre o estado de saúde da mulher.
Acidentes nos corredores do BRT
No início do mês passado, uma mulher também foi atropelada perto da estação da Taquara. Desta vez, a vítima foi atingida por um carro de passeio que transitava de forma irregular pela pista do BRT. A mulher foi socorrida ao hospital Lourenço Jorge e liberada após realizar alguns exames.
De acordo com a Mobi Rio, só no ano passado, foram contabilizados cerca de 200 acidentes causados por carros que invadem a “calha” exclusiva do BRT. Neste ano, já ocorreram 35 episódios envolvendo esses veículos que trafegam irregularmente. Segundo a empresa, esses acidentes causam danos materiais para os ônibus e, muitas vezes, o veículo fica fora de operação por até dois dias, prejudicando cerca de 4 mil passageiros.
A Prefeitura está realizando diversas operações nas vias exclusivas dos ônibus, para multar estes motoristas que transitam pelas “calhas” irregularmente. Na última quinta-feira (16), por exemplo, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) multou 151 veículos. O valor da multa por utilizar a faixa exclusiva do BRT é de R$ 293,47.



