Mulher é presa acusada de ofensas racistas em shopping na Zona Norte do Rio
Segundo testemunhas mulher de 33 anos xingou uma outra mulher de “macaca sem educação” depois de um desentendimento na porta do estabelecimento comercial. Ela também foi filmada ofendendo os seguranças do local.
Por Raoni Alves, G1 Rio
06/03/2020 19h17 Atualizado há 55 minutos
Luciene Braga, de 33 anos, foi acusada de xingar uma outra mulher de “macaca sem educação”. — Foto: Reprodução Redes Sociais
Luciene Braga, de 33 anos, foi acusada de xingar uma outra mulher de “macaca sem educação”. — Foto: Reprodução Redes Sociais
Luciene Braga, de 33 anos, foi presa em flagrante, na última quinta-feira (5), acusada de fazer ofensas racistas contra uma mulher e dois seguranças de um shopping, na Zona Norte do Rio. Segundo testemunhas, os seguranças ofendidos são negros.
Segundo uma das testemunhas que prestaram depoimento na delegacia, Luciene chamou a primeira vítima de “macaca sem educação”, na porta do estabelecimento comercial e depois de um breve desentendimento.
“Eu estava saindo do Norte Shopping e a mulher que foi a vítima estava falando no telefone e falou um pouco mais alto um “caraca” com outra pessoa. A agressora passou e falou gritando: ‘o que foi? Ta gritando comigo porque?’. A mulher disse que não estava falando com ela, pediu desculpas e virou. Só que quando ela virou, a mulher começou a gritar: ‘você está maluca. Sua macaca sem educação. Macaca! Macaca!’. E todo mundo que estava em volta falou que ela ia ser presa”, contou a estudante de direito Nathália Hybner, em uma de suas redes sociais.
A confusão continuou por alguns minutos na calçada até que Luciene decidiu correr para o shopping e se esconder no banheiro, segundo contou Hybner.
“Eu chamei os seguranças e eles foram até o banheiro para esperar a agressora sair. Eu fui até a rua novamente para buscar a vítima e fomos aguardar ela sair do banheiro”, relatou a estudante.
Alguns minutos depois, Luciene saiu do banheiro e foi abordada por dois seguranças que iriam conduzir todos os envolvidos até o posto policial que fica na frente do shopping.
Nesse momento, Nathália começou a filmar a retirada de Luciene e gravou ela ofendendo os seguranças. “Tira a mão de mim. Está com raiva porque você é negro?”
Mulher é presa em flagrante por racismo, em shopping da Zona Norte do Rio
Policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar (Méier) foram acionados para o local. Luciene, a primeira vítima e Nathália foram para a 21ª DP (Bonsucesso) para contar mais detalhes sobre o ocorrido.
Luciene foi presa pelo crime de racismo. Segundo a Polícia Civil, ela foi encaminhada para o sistema prisional do estado.
“Eu não ia conseguir ficar em paz com aquilo. Era uma mulher sendo agredida na minha frente. A humilhação que ela passou eu nunca vou conseguir imaginar. Eu precisava fazer alguma coisa. Sou noiva de um cara negro, vou casar com ele e meus filhos vão ser negros. Como que eu poderia dormir se não fizesse nada?”, questionou Nathália Hybner.



