Novembro é muito importante para o meio ambiente, pois é o mês em que se comemora a criação do Mutirão Reflorestamento. Por isso, a Secretaria
Municipal de Conservação e Meio Ambiente realiza, nesta segunda-feira (27/11), a partir das 10h, um evento especial para celebrar o aniversário de 31 anos do programa. O evento será no Parque Dois Irmãos, no Leblon, com plantio simbólico de mudas de espécies frutíferas e nativas da mata atlântica, como Araçá, Pitanga, Grumixama, Amora, Acerola, Ingá, Pau-brasil, Ipê, Cedro, Jatobá, Quaresmeira, entre outras.
Premiado no Brasil e no exterior, atualmente, o Mutirão possui 58 frentes, já plantou 3,58 hectares (equivalente a três mil campos de futebol) e mantém diversas equipes no plantio de espécies arbóreas e frutíferas nas encostas dos morros de toda a cidade. No Morro Dois Irmãos, o trabalho de reflorestamento começou em 1994 e, atualmente, já foram plantadas em torno de 30 mil mudas, numa área de dez hectares.
Quando o mundo se preocupa com os efeitos do aquecimento global, causado, sobretudo, pela acumulação de gases que provocam o efeito estufa na atmosfera, ações de reflorestamento se apresentam como uma das providências necessárias e urgentes para tentar equilibrar a temperatura terrestre.
Há três décadas, o Programa Mutirão Reflorestamento vem ampliando a cobertura vegetal de todas as regiões da cidade. Uma vez que as características topográficas do Rio de Janeiro favorecem a ocupação desordenada em áreas verdes e de risco, acarretando sérios prejuízos ecológicos e econômicos à cidade, o Mutirão tem ampliado suas ações; sobretudo, nos lugares mais carentes, a fim de reduzir os efeitos dessa expansão e aumentando a oferta de trabalho. Hoje, a mão-de-obra local tem cerca de 500 mutirantes.
Viveiros Florestais
No reflorestamento são utilizadas cerca de 150 espécies arbóreas, em sua maioria nativas da mata atlântica, cujas sementes utilizadas na produção de mudas são coletadas a partir de 1.400 árvores, que são matrizes cadastradas dentro dos critérios de manutenção da diversidade biológica.
O programa tem cinco Viveiros Florestais: Fazenda Modelo (Guaratiba), Campo Grande, Grumari, Vila Isabel e Horto Rizzini (Barra da Tijuca), cuja produção total é de cerca de 90 mil mudas/mês.
O Parque Natural Municipal Dois Irmãos fica na Rua Aperana, s/n, Leblon.
Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro