NATUREZA VIVA NA ZONA OESTE!! CONHECE GUARÁ ROSA?? NÃO?? (FOTOS)

Acg

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

.

O Guará Rosa

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na última sexta-feira durante o fim de tarde próximo a localidade da Ponta do Ferreiro, a página flagrou a presença de quatro exemplares do Guará Rosa Platalea ajaja. Esta linda e exótica Ave também é conhecida como colheireiro ou Ajajá, como era chamado pelos Índios, que significa rosado. Nos chama a atenção desta espécie sua cor rosa, com partes como o inferior das costas e o interior das asas com penas vermelhas. Seu bico possui um formato de colher, onde através dele, o Guará Rosa peneira a água de um lado para o outro, em busca de pequenos peixes, anfíbios, crustáceos, moluscos e insetos, a presença de substâncias nesses itens alimentares, chamadas carotenóides confere à espécie a tonalidade rósea-avermelhada. A espécie costuma nidificar no manguezal junto às garças e os biguás, porém a fêmea da espécie costuma realizar a postura de 2 a 3 ovos apenas. Sua distribuição geográfica ocorre em toda a América, no entanto é no Brasil, Argentina, Peru e Equador que são percebidos em maiores quantidades.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A espécie que é comum no Manguezal de Guaratiba torna-se difícil de ser registrada, com exceção de quando na maré baixa decidem peneirar a planície lodosa das praias em busca de seu alimento, como o flagrante evidencia. Em Pedra de Guaratiba a diversidade natural nos reserva momentos de contemplação, onde podemos ao mesmo tempo admirar e questionar o porquê de tanta beleza, não receber de fato a devida atenção ! Venha fazer parte do nosso Walking Tour no dia 18/08 às 09:00h em frente à Capela Nossa Senhora do Desterro, na rua Barros de Alarcão. Aprender, reconhecer e Valorizar são ações importantes para nossa querida Pedra de Guaratiba.

Por Paulo Jorge Neves

Nós do antigo Campo Grande,  iremos sempre apoiar a ecologia em nossa região,  tão rica e no entanto,  não muito preservada e mal administrada pelas nossas autoridades

 

NATUREZA VIVA NA ZONA OESTE!! CONHECE GUARÁ ROSA?? NÃO?? (FOTOS)

 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Comentários
Carregando...