Coronavírus: aumenta a taxa de contaminação no Rio em semana com menor isolamento social

 

*Coronavírus: aumenta a taxa de contaminação no Rio em semana com menor isolamento social*

Há mais pessoas fora de casa e isso facilita o contágio pela Covid-19.

Infelizmente o índice de contaminação do novo coronavírus vem aumentando no Rio de Janeiro nesta última semana e quem chegou a esta constatação foi um estudo da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Na terceira semana deste mês já foi constatado um aumento deste índice, que foi de moderado para alto. Só que nestes últimos dias a contaminação subiu ainda mais, indo de 1,39 para 1,46, que é quando duas pessoas contaminadas podem infectar quase três, um dado alarmante.

E esse índice está aumentando na semana em que o prefeito do Rio de Janeiro decidiu antecipar a próxima fase de reabertura da economia. Marcelo Crivella inclusive já avisou que tem data marcada para as academias voltarem a funcionar, assim como o público ser liberado para ir aos estádios de futebol.

No início deste mês, quando teve início a flexibilização na cidade do Rio, a taxa era de 1,03, sendo considerada ‘moderada’. Agora que o mês vai chegando ao fim, o quadro mudou completamente e agora o risco de infecção pelo novo coronavírus disparou e a taxa já é ‘alta’.

*Número de infectados continua aumentando no Rio*

“Os critérios para a reabertura precisam ser revistos. É necessário que não sejam antecipadas algumas medidas. Me parece que o critério muda de ordem econômica e política e não tanto de ordem científica. Os dados precisam ser transparentes”, explicou Roberto Medronho, infectologista que fez parte do estudo.

A Covid-19 vem matando mais que a violência no estado do Rio de Janeiro e Medronho não tem dúvida que a antecipação da reabertura de vários setores foi uma decisão precipitada, já que a contaminação vem aumentando.

Com mais pessoas nas ruas, nos comércios, transporte público e estádios, os hospitais deverão receber mais pacientes nas próximas semanas, só que o sistema de saúde já está saturado.

 

Carregando...
Botão Voltar ao topo
Fechar