Por que ficamos tontos quando levantamos de repente? Entenda o motivo

A sensação de ficar tonto provavelmente já aconteceu com a maioria das pessoas. Você está deitado e do nada acaba se sentindo tonto quando se levanta muito rapidamente.

 

 

, Por que ficamos tontos quando levantamos de repente? Entenda o motivo

Isso pode ocorrer também quando a pessoa está sentada em frente ao computador ou no sofá e ao se levantar de repente tem aquela sensação de tonteira. Se isso já aconteceu com você alguma vez, não precisa se assustar.

Essa condição é conhecida como hipotensão ortostática inicial. O nome é um pouco complicado, mas não é nenhum bicho de sete cabeças.

A condição leva o indivíduo a sentir tonturas e pode até deixar a visão turva ao se mudar de maneira repentina a postura. Por exemplo, a pessoa está deitada ou sentada e se coloca de pé repentinamente.

Por que isso ocorre?

Segundo informação do especialista M. A. Ikram, isso acontece devido a redução temporária da quantidade de sangue e de oxigênio fornecido ao cérebro. O médico explicou durante uma entrevista concedida à revista Time que quando uma pessoa muda a posição corporal.

“Ao mudarmos o corpo de posição de forma rápida (ou passadas várias horas com a mesma postura) a gravidade faz com que seja mais difícil com que o sangue seja novamente transportado para o coração e cérebro, causando, por isso, uma sensação de fraqueza”, explicou o médico.

A condição pode provocar acabar provocando uma queda temporária na pressão arterial, sendo necessário um curto período de tempo para que os mecanismos do organismos entrem em ação e corrijam o problema. Além de explicar a causa hipotensão ortostática inicial, o especialista fez questão de frisar que pessoas que estejam com níveis de desidratação maiores tem mais propensão a sofrer com a condição.

A condição é grave?

Isso vai depender de alguns fatores. Se você tiver essa sensação de tontura e voltar ao normal com alguns segundos, provavelmente não existe motivo para maiores preocupações.

Contudo, se for uma sensação que ocorre de maneira recorrente e principalmente se não passa de maneira rápida é melhor procurar a ajuda de um profissional. Neste tipo de situação o individuo pode estar sofrendo com disautonomia, que é a dificuldade do organismo de voltar à normalidade.

Carregando...
Botão Voltar ao topo
Fechar