Alerta: flexibilização das medidas restritivas no Rio de Janeiro pode aumentar infecção pelo coronavírus

 

*Alerta: flexibilização das medidas restritivas no Rio de Janeiro pode aumentar infecção pelo coronavírus*

A Covid-19 continua fazendo novas vítimas diariamente, principalmente no interior do estado.

No Rio de Janeiro o nível de infecção pelo novo coronavírus ainda é preocupante, mesmo assim o isolamento social vem perdendo força e muitos estabelecimentos comerciais já estão sendo autorizados a retomarem com suas atividades.

Um infectologista da UFRJ explicou que a tendência agora é de que aumente os casos de Covid-19 no Rio de Janeiro, inclusive no interior, pois as medidas de flexibilização levam mais pessoas à rua, aos transportes públicos e isto facilita o contágio.

Um estudo analisou os sinais emitidos para as antenas de telefonia celular e com isso foi possível detectar como estão as movimentações nas ruas da capital. Atualmente, o risco de contágio é maior do que na semana passada. E como agora há mais pessoas nas ruas, a situação se torna preocupante.

Para especialistas, as medidas de flexibilização no Rio de Janeiro vieram antes do prazo correto, pois a taxa de contágio ficava abaixo de um e a contaminação era bem menor. O estado deveria ter mantido este esquema para evitar o avanço na pandemia, mas tem feito justamente o contrário.

Outro dado importante é que a epidemia já está se interiorizando, pois o interior do Rio começa a registrar um número maior de casos e os cientistas alertam para que algo seja feito agora, antes que seja tarde demais.

*Estado do Rio está indo na contramão e corre perigo*

No interior a rede hospitalar não conta com a mesma estrutura da capital. Não adianta pensar que os casos graves no interior poderão ser colocados em ambulâncias e enviados para hospitais da capital porque não é tão simples assim e o número de óbitos poderá ser alto.

Na capital do Rio, o risco de infecção pelo novo coronavírus que estava em moderado, agora foi para alto e isto no prazo de apenas uma semana. Com tantas pessoas saindo às ruas e usando transporte público, espera-se um cenário ainda pior daqui sete dias.

Para os especialistas, com o aumento de casos da Covid-19 o certo seria ampliar as medidas de isolamento, mas o que está acontecendo é justamente o contrário e isto poderá ter um desfecho trágico para muitas famílias.

 

Carregando...
Botão Voltar ao topo
Fechar