O novo secretário de Administração Penitenciária do Rio, delegado federal Victor Poubel, determinou a demolição de um “puxadinho” que era construído na Cadeia Pública Jorge Santana, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. A derrubada dos quartos está marcada para as 15h desta quinta-feira. Segundo informações de agentes penitenciários, o local seria usadao para que os presos tivessem visitas íntimas. A construção irregular foi revelada pelo “RJ TV 1”, da TV Globo, na quarta-feira.
As obras tiveram início na gestão do ex-secretário Raphael Montenegro, preso na última terça-feira por suspeita de fazer acordos com traficantes da maior facção criminosa do Rio em troca de vantagens financeiras ou políticas. Poubel foi nomeado para o cargo de secretário na própria terça, após a prisão de Montenegro. O “puxadinho” que vinha sendo construído teria dez quartos.
A Cadeia Pública Jorge Santana abriga presos da maior facção criminosa do Rio, a mesma quadrilha que Montenegro é suspeito de beneficiar. Além de determinar a demolição, Poubel abriu sindicância para apurar detalhes da obra, que ocorria de forma irregular.
Wilson Camilo, vice-presidente da Associação Nacional de Policiais Penais, afirma que alertou o ex-secretário sobre a obra. Em mensagens no WhatsApp, Montenegro alegou que a construção ocorria com recurso de uma apreensão feita na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica. Ele afirmou ainda que havia decisão judicial.



