Na tarde desta última quinta-feira, 20, o repórter Rodrigo Maia, da Rede Gazeta, afiliada da Globo, se pronunciou através de uma coletiva de impressa transmitida também pelo Facebook [vídeo abaixo], e deu explicações sobre as imagens da câmera de segurança do condomínio, em que aparece agredindo covardemente um aposentado.
O caso aconteceu nesta terça-feira, 18, em uma briga que iniciou dentro do elevador no condomínio onde residem.
— Repórter da Globo é afastado após agredir covardemente idoso; Veja vídeo —
Ele alega que desde o início do ano vem recebendo cartas de Nildo com reclamações a respeito de marretadas na parede e que foi ameaçado pelo vizinho. Rodrigo nega que tenha feito qualquer tipo de barulho para incomodá-lo.
O jornalista já havia registrado três queixas na delegacia até que o caso foi parar na justiça. A primeira conciliação foi em novembro deste ano.
— “Eu pensei que ele fosse me matar”, diz idoso agredido por Rodrigo Maia —
“Comecei a viver um filme de terror porque todas as vezes que chegavam do trabalho, ou tinha uma carta ou uma notificação judicial. Estou vivendo um pesadelo. Sou jornalista, repórter e hoje eu sou a notícia”, disse ele em entrevista.
Além disso, Rodrigo o chamou de psicopata e disse que o idoso o ameaçou dizendo que tinha uma faca. “Pra mim ele é um psicopata, que começou a correr atrás de mim. Tem algum desvio de personalidade.”
“Eu nunca tinha brigado na minha vida, nunca bati em ninguém. As pessoas que me conhecem sabem quem eu sou. Nunca tive inimigos, nunca tive alguém que quisesse me matar. Comecei a agir de legítima defesa. Foi uma briga rápida, a todo momento ele continua me xingando de filho da put* e via**.”
— Xuxa ganha pedra em Família Record; Saiba o que cada um ganhou —
Já Nildo, que concedeu entrevista ao Gazeta Online, disse que foi agredido diversas vezes e até achou que ia morrer. “Ele me puxou pra fora do elevador com chutes, pontapés, por três vezes eu fiquei desacordado e ele me batendo, como se estivesse batendo num cachorro morto. Ele disse que estava possuído por três demônios e que ele estava naquele momento ali pra me matar.”
Além disso, o aposentado alegou que o repórter havia mordido a sua orelha e cuspido em seu rosto. “Senti muito sangue saindo porque quando ele mordeu a orelha eu perdi a ação. Não tinha nem como reagir a qualquer luta corporal porque perdi as forças… Ele cuspiu no meu rosto várias vezes.”
Nildo alegava que tinha depressão e síndrome do pânico, segundo Rodrigo Maia
O vizinho comentou a Rodrigo de que sofria de depressão e síndrome do pânico e por isso tomava medicamentos para tratamento. Em diversas vezes o jornalista receber cartas de reclamações com receituários em anexo.
Rodrigo Maia disse que estava desconfiado que o aposentado estava tomando doses exageradas do medicamentos e tendo alucinações. Houveram tentativas de conversas amigáveis pela parte de Rodrigo, que até levou Nildo em seu apartamento para mostrar que a parede estava intacta, sem marcas de marretadas.
O filho de Nildo disse que desconhece que o pai tenha qualquer doença mental e disse que fará de tudo para ver o agressor preso. “Nada justifica tal agressão”, falou Filipe.
Rodrigo alega estar vivendo momentos de terror dois dias fora de casa
Rodrigo, em sua declaração, disse estar recebendo ameaça de morte dos filhos de Nildo. “Ele chegou lá com a cabeça enfaixada e falou: ‘Você sabe que esse momento ou eu ou é você’. Estou fora de casa há dois dias porque estou recebendo ameaças de mortes, inclusive dos filhos dele.”
“Estou sabendo que são imagens realmente fortes. Não estou aqui pra justificar, em algum momento todo mundo acaba perdendo a paciência. Eu estou correndo risco, sei.”
De acordo com a assessoria da Polícia Civil, o caso foi registrado na Delegacia Regional de Vitória, na última quarta-feira (19), como lesão corporal. “O caso segue sob investigação da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso. Outras informações não serão passadas, no momento, para não atrapalhar as investigações”.
Entenda o caso
Rodrigo Maia, repórter da Rede Gazeta, afiliada da Rede Globo no Espírito Santo, foi afastado de seu trabalho após ser flagrado por câmeras de seguranças do condomínio onde mora agredindo um idoso, também morador do prédio, na Praia do Canto, em Vitória na terça-feira, 18.
A Rede Gazeta enviou uma nota dizendo que “as agressões foram filmadas pelas câmeras de segurança do prédio. A Rede Gazeta repudia qualquer tipo de violência. E, tão logo tomou conhecimento dos fatos, decidiu imediatamente pelo afastamento do repórter até apuração completa do ocorrido.”
“Ele mordeu a orelha dele e arrancou um pedaço com um dente. Estamos no hospital, ele vai fazer uma tomografia hoje”, contou Filipe Ferreira, filho de Nildo. Ele disse que seu pai e Rodrigo são vizinhos de portas e estavam discutindo por conta de barulho.
“Um faz barulho, o outro reclama. A gente está com essa briga há um tempo, inclusive com processo extrajudicial por conta de barulho. A questão que neste dia, o cara entrou no elevador e eles começaram a discutir. Na imagem aparece a síndica e ele falou exatamente do barulho por conta da síndica”, contou.
Nas imagens das câmeras de segurança, é possível ver Rodrigo inicialmente filmando o rosto do idoso com o celular e logo após o empurrando para dentro do elevador. Os dois iniciam uma luta corporal, onde Rodrigo o agrediu com socos. Assim que a porta do elevador se abre, as agressões continuam, quando o repórter dá uma sequência de socos até o senhor ficar desacordado.
Já no chão, não demonstrando nenhuma ameaça, o repórter ainda arremessa uma mochila em direção a ele e depois lhe da um “pisão” em sua mão.
Confira o vídeo abaixo:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=gI5w6kTlErw]