.
Se há um tema muito bom para uma discussão em Campo Grande, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, é o nome de um certo viaduto. Em nossa página no Facebook já publicamos alguns posts sobre o assunto, mas a polêmica não tem fim.
Foi dito e repetido que o nome Viaduto dos Cabritos seria uma corruptela do nome oficial Viaduto Engenheiro Oscar Brito.
Tema para muita discussão e confusão em qualquer roda de amigos no bairro e fora dele.
Fato é que o nome do viaduto com extensão de 95 metros, foi dado pelo próprio Carlos Lacerda em visita à obra na fase de sua construção, disse o governador na época que a mesma “não teria serventia nenhuma e só serviria de passagem de cabritos”.
A nomeação oficial do viaduto se deu em 1965 através de um decreto conforme consta no Sistema de Histórico de Reconhecimento de Logradouros da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
E quanto ao engenheiro? Nunca se comprovou sua existência em qualquer logradouro da cidade. Apuramos que a história da corruptela não passou de uma brincadeira de um grupo de amigos no bairro, que confundiu até a própria prefeitura, que mantém no local uma placa com o nome fictício do engenheiro.