O verão começa nesta quinta (21), às 14h28, e com ele vem a vontade de colocar o bronzeado em dia. Para evitar qualquer tipo de constrangimento na hora de pegar uma praia, é preciso conhecer bem o que pode ou não ser feito na areia.
Será que é uma boa ideia levar seu cachorro para a orla? E aquele altinho com os amigos, é permitido? Se você tem esse tipo de dúvida, confira as recomendações da Guarda Municipal.
Cachorro na areia, nem pensar
A proibição está prevista no Código de Posturas do Município, cuja última atualização é de 2008 (decreto nº 29.881, de 18 de setembro de 2008). O regulamento nº 10 trata do trânsito e da permanência de animais no logradouro público, e o quarto artigo desse regulamento proíbe a presença de animais na areia das praias do município. O regulamento ainda determina que os guardas municipais do Grupamento Especial de Praia (GEP) realizem essa fiscalização. Em relação a cachorros na areia, ainda não há previsão de aplicação de multas, então os guardas realizam trabalho de orientação. Quem insistir em ficar com o animal na praia pode ser encaminhado para a delegacia.
No entanto, se o bichinho fizer cocô na areia, aí sim é uma ação passível de multa, aplicada pelas equipes do Lixo Zero, mediante flagrante da irregularidade. Então, anote aí: cachorro só no calçadão e de coleira.
Futevôlei? Sempre perto do calçadão
É proibida a prática de esportes com bolas, raquetes, petecas, discos ou similares na beira da água das praias entre 8h e 17h. Neste horário, a prática só será permitida na parte da areia próxima ao calçadão. Os esportes queridinhos dos cariocas e que são comumente flagrados por guardas na areia são o altinho, frescobol e futevôlei.
Não leve seu acampamento para a praia
A montagem de barracas de camping é proibida em todas as praias do Rio de Janeiro.
Alimentos perecíveis são proibidos
É proibida a venda de alimentos como camarão, queijo coalho, caipirinha e churrasco na areia da praia.
FONTE: SITE DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO