As ondas gigantes que chocaram os moradores e banhistas da orla do Rio de Janeiro no domingo (5) resultaram de uma combinação de fatores atmosféricos. Uma frente fria atingiu a cidade entre sexta-feira (3) e sábado (4), trazendo consigo um ciclone extratropical situado no oceano.
Este fenômeno é conhecido por intensificar e manter os ventos sobre uma área específica no mar, criando grandes ondas que atingem a costa, fenômeno conhecido como ressaca.
As ondas, que atingiram até 3,5 metros, invadiram o calçadão e chegaram até as pistas das avenidas próximas. O evento surpreendeu muitos e gerou preocupação, especialmente depois que um adolescente de 16 anos desapareceu no mar em Ipanema, na Zona Sul, no domingo. As buscas pelo jovem continuam com a ajuda de equipes especializadas, incluindo aeronaves, motos aquáticas e drones.
Enquanto isso, a Comlurb, empresa de limpeza urbana do Rio de Janeiro, está trabalhando na remoção da areia acumulada no calçadão e nas ruas, um reflexo direto da força das ondas que tomaram a orla da cidade.