OS PERIGOS DA DIABETE: CEGUEIRA VEJA COMO PREVINIR

Acg

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por @Dr Marcelo Tinoco

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O diabetes mal controlado pode lesionar a visão dos pacientes com DM2. Os números são altos: 40% das pessoas doentes, podem desenvolver sequelas nos olhos.
A visão turva é a queixa mais comum de diabéticos pois a hiperglicemia causa inchaço do cristalino (lente natural), muda a sua forma e flexibilidade, e reduz o foco. Isso é reversível!

Que problemas podem ocorrer nos olhos?
– Glaucoma
– Catarata
– Retinopatia

CATARATA
Sabe-se que pessoas com DM2 são 40% mais propensas a sofrer de glaucoma do que pessoas saudáveis. Além disso, quanto maior o tempo sem controle metabólico maior o risco de complicar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A doença ocorre quando aumenta a pressão do olho que leva à redução do fluxo de sangue para a retina e nervo óptico e ocorre perda gradual da visão. Quando o endocrinologista te indicar um fundo de olho no oftalmologista, vá🙏🏻.

CATARATA
A doença, que deixa o cristalino (lente natural dos olhos) fosco, diminuindo gradativamente a visão, atinge tb pessoas sem diabetes. Porém, quem tem diabetes descontrolado, são 60% mais propensos a desenvolve-la. Além disso, ela pode afetar público mais jovem apenas pela hiperglicemia.
A boa notícia é que não costuma cegar e tem tratamento paliativo e cirúrgico (minha mãe acabou de fazer e está top).

RETINOPATIA DIABÉTICA
A retinopatia diabética pode afetar a visão para sempre. A retina é o local onde os sinais elétricos da luz são traduzidos em imagens no cérebro. Ela precisa de rica oxigenação, recebido através de microvasos. Com o diabetes sem controle adequado e sem as visitas ao oftalmologista, esses vasos podem ser prejudicados. Tipos de lesões:

1 – Retinopatia de fundo: minúsculas alterações nos microvasos que podem sangrar um pouco, mas geralmente não cegam.

2 – Retinopatia pré-proliferativa: alterações mais graves, com sangramento mais significativa para o olho e piora da visão.

Veja Também

História de Campo Grande, o maior bairro do Rio

3 – Retinopatia proliferativa: novos vasos são desenvolvidos na retina, mais frágeis e sangram facilmente. Isso pode resultar na perda de visão. Aqui ainda há casos de tratamento que salvam seus olhos.
Mas às vezes o paciente demora demais a buscar ajuda e então falta a luz😞. #endocrinologia #oftalmologia #diabetes #drmarcelotinoco

 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Comentários
Carregando...