O primeiro fim de semana após a reabertura foi movimentado no piscinão de Deodoro. Localizado dentro do Parque Radial, construído para as olimpíadas do Rio, o local passou a ser liberado para o banho livre de quarta a domingo, das 9h às 16h, e atraiu muitos frequentadores.
Centenas de famílias foram aproveitar o domingo de sol no parque. A comerciante Kelly Marques foi levada pela sobrinha e comemorou poder se refrescar perto de casa.
— Aqui é uma região muito boa, mas não tem opções de lazer. Estou adorando poder, agora, contar com uma piscina dessa perto de casa. Espero que mantenham aberta até o fim do verão, porque é bem mais prático vir para cá do que ir a praia — disse.
Por meio de um convênio feito com o Sesc, o Parque Radical de Deodoro também começou a oferecer atividades culturais, como shows, aulas de música e dança, esportes e assistência social. Neste domingo, aconteceu um encontro de capoeiristas.
A Guia de Turismo Kátia Luzia Araújo gostou tanto de local que passou a frequentar diariamente e se autointitulou a musa do piscinão.
— Venho todo dia aqui agora, faço parte das aulas de dança e de todas as atividades. Como todo mundo já me conhece, virei a musa — diz ela, que vai ao local com uma saída de praia em que é possível ler o “Sou 100% Parque Radical de Deodoro”.
A vendedora Vilma dos Santos Dias, que aproveitou o sol para descolorir os pelos, enquanto passava a loção clareadora no corpo, cobrava manutenção das estruturas.
— Está muito bom aqui, mas é preciso ter atenção para manter esses banheiros limpos e oferecer água para os frequentadores, porque do jeito que está ficando cheio, se não cuidar vai deteriorar logo — perveu.
O parque custou R$ 720 milhões. Durante os jogos olímpicos do Rio, em 2016, o local recebeu competições de ciclismo e canoagem slalom. Ao todo, possui 500 mil metros quadrados, que equivale ao tamanho de cerca de dez piscinas olímpicas.