O governador do Rio, Cláudio Castro, anunciou, na manhã deste sábado (3), que a Polícia Militar irá ocupar o bairro da Praça Seca, na Zona Oeste do Rio, a partir da próxima semana. Castro não entrou em detalhes de como será a operação, nem os motivos pela escolha do local.
O anúncio foi feito durante o evento de inauguração da 4ª Cia do 7º BPM (São Gonçalo), neste sábado. O secretário da Polícia Militar, coronel Rogério Figueiredo, também esteve presente na cerimônia. “A partir da semana que vem estaremos ocupando a Praça Seca e vamos acabar de uma vez por todas com a guerra daquele local”, disse Castro. A reportagem perguntou à Polícia Militar os motivos da atuação permanente no bairro e aguarda a resposta.
Palco de uma antiga disputa entre milicianos e traficantes do Comando Vermelho, a Praça Seca foi alvo de 30 operações policiais entre 8 de julho de 2020 e 27 de abril deste ano. A maioria das ações foram realizadas pela PM e 20 delas aconteceram na comunidade da Barão,
O documento, que tem o objetivo de acompanhar as operações das polícias Civil e Militar, apontou que os patrulhamentos na Praça Seca se intensificaram a partir de março, quando foram feitas 10 diligências. Antes disso, 13 ações tinham sido informadas ao MP. A região conta com as comunidades da Barão, Bateau Mouche, Chacrinha, Campinho, Fubá, Jordão, 18, Caixa D’água e Divino.