Jaime de Oliveira Marques, de 60 anos, foi preso nesta quarta-feira, por agentes da 10ªDP (Botafogo). O taxista estava na mira da polícia desde maio, quando manteve uma passageira de 30 anos em cárcere privado com fins libidinosos dentro do veículo.
A vítima entrou no carro na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, por volta das 6h40m. Minutos depois, percebeu que o motorista se masturbava. Assustada, pediu para desembarcar, mas foi impedida pelo criminoso, que seguiu a viagem por cerca de 15 minutos. Em depoimento, ela também contou que Jaime tentou fazer com que ela tocasse seu pênis. A mulher conseguiu filmar a ação do taxista com o celular.
Desde então, os agentes começaram a monitorá-lo. Jaime foi preso na tarde desta quarta ao apresentar-se na delegacia para prestar depoimento relacionado a uma outra investigação. O que o motorista não sabia é que já havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça pelo crime cometido em maio. Ele pode pegar de dois a cinco anos de detenção.
Conhecido como ‘maníaco do táxi’, Jaime Marques é um velho alvo da polícia e possui outras 14 anotações criminais, sendo 12 de natureza sexual. Em sua última passagem pelo sistema prisional, ele permaneceu por 16 anos e foi liberado em 2014. Em 1986, o taxista também foi preso ao ser reconhecido por diversas mulheres vítimas de estupro, que foram abusadas pelo motorista ao entrarem em seu carro. Naquela época, ele também abusou de uma adolescente de 14 anos, também em Botafogo.
Para o delegado responsável pela investigação, a personalidade dele voltada para esse tipo de crime é evidente.
— Ele tem um histórico extenso nesse sentido. O fato de ser taxista é muito grave, porque o meio de trabalho dele já facilita esse tipo de crime. Ele fica o dia todo na rua, as pessoas entram no carro e ele abusa, podendo até levar as passageiras para outros lugares. É importante que outras vítimas o denunciem na delegacia — ressaltou o delegado Paulo Castelo Branco.