Em uma ação conjunta, policiais da 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (8ª DPJM), em parceria com a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e o 27º Batalhão da Polícia Militar (Santa Cruz), prenderam quatro milicianos armados na noite de quinta-feira (15). A ação ocorreu na Rua Vala da Goiaba, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e contou com informações cruciais fornecidas pelo Disque Denúncia (2253-1177).
Os suspeitos foram identificados como Diego da Conceição de Souza, também conhecido como “Diego DJ”, de 24 anos; Everton Luiz Batista Rezende, vulgo “Mamute”, de 34 anos; Lucas da Silva Moreira, conhecido como “Presunto”, de 25 anos; e Cesar Carlos de Azevedo Almeida, vulgo “Cabrito”, de 29 anos. Eles são suspeitos de possuírem ligações com um grupo paramilitar que atua na região de Santa Cruz.
A ação policial foi resultado de um trabalho de inteligência que teve como base informações repassadas pelo Disque Denúncia, além de relatos da presença diária de milicianos armados na localidade Vitor Dumas, confirmados através de entrevistas com moradores e investigações. As autoridades receberam a informação de que um dos milicianos conhecido como “Driel” se encontraria com os criminosos “Pipito” e “Faustão” durante a noite. Com base nessa informação, por volta das 21h, a equipe policial retornou ao local e foi recebida com disparos de arma de fogo pelos milicianos, que acabaram fugindo e entrando em um canal.
Após o tiroteio cessar, equipes da CORE e do 27º BPM (Santa Cruz) chegaram ao local e realizaram uma varredura na área. Durante a busca, foram encontrados escondidos no interior do canal os milicianos “Diego DJ”, “Presunto” e “Cabrito”, enquanto “Mamute” foi localizado dentro de uma residência, portando uma pistola. Todos os suspeitos foram capturados sem oferecer resistência.
Na operação, as autoridades apreenderam diversos itens relacionados à atividade criminosa dos milicianos. A lista de apreensões inclui um Fiat Siena, um Ford Eco Sport (com registro de roubo), um Renault Kwid (também roubado), uma motocicleta Honda Titan, uma pistola Bersa 9mm modelo TPR 9, cinco carregadores de 9 mm, 72 munições de 9 mm, cinco carregadores calibre 7.62, 92 munições calibre 7.62, nove munições calibre 12, uma granada, uma coronha de fuzil e três aparelhos celulares (sendo dois iPhones e um Asus).
Os milicianos presos e o material apreendido foram encaminhados para a delegacia responsável, onde serão tomadas as medidas legais cabíveis. A operação representa mais um avanço no combate às milícias



