Policiais federais e civis prenderam dois baloeiros que teriam invadido o Aeroporto Internacional do Galeão, na Zona Norte do Rio, à procura de um balão com cerca de 18 metros, na madrugada desta terça-feira (21).
Segundos a polícia, ao todo, mais de 30 criminosos participaram da ação. Parte do grupo conseguiu fugir com motos, carros e até um barco. Segundo os agentes, houve troca de tiros no local.
A polícia informou que os presos disseram que o “balão painel” era disputado por turmas de baloeiros, com recompensa de R$ 5 mil em espécie, além de um troféu para quem fizesse o resgate.
O balão foi apreendido e, de acordo com a PF, poderia causar “acidente aéreo de proporções gigantescas” no local.
Ação
Por volta das 23h de segunda-feira (20), os policiais receberam uma informação sobre a invasão na área do aeroporto, na Ilha do Governador, por várias pessoas – algumas com armas de fogo – em carros e motos.
De acordo com a Polícia Federal, imagens de câmeras de segurança confirmaram a movimentação. Na operação, antes de serem presos, os dois homens trocaram tiros com os policiais, segundo os agentes.
Ainda de acordo com a PF, os demais integrantes do grupo fugiram, usando não só os veículos com que chegaram ao aeroporto, mas também um barco, para escapar pela Baía de Guanabara.
Os presos serão encaminhados à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e vão responder por organização criminosa.
A prisão e apreensão foram realizadas por policiais civis de plantão na Delegacia do Aeroporto Internacional RioGaleão (DAIRJ) e policiais federais da Delegacia Especializada no Aeroporto (DEAIN).